quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Tecnologia e inovação na Amazônia é tema de palestra na II Jornada Acadêmica

Foram abertos nesta terça-feira, 22, o I Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o III Seminário de Iniciação Científica (PIBIC), ambos no âmbito da programação da II Jornada Acadêmica da UFOPA. A mesa de abertura foi presidida pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica da UFOPA, Prof. Marcos Ximenes Ponte. Ele destacou a iniciação científica e a iniciação tecnológica como meios de oferecer uma diversidade de oportunidades ao aluno durante sua formação e citou o educador Paulo Freire, ao dizer que “não há ensino e não há aprendizagem se não houver uma busca”: “Se você ficar vendo as coisas passarem sem tentar formular problemas novos, sem tentar criticar aquilo que foi posto anteriormente, você não conseguirá criar suas próprias formulações. A iniciação científica e a iniciação tecnológica também buscam isso”.

A palestra de abertura, “Conversa sobre tecnologia e inovação na Amazônia”, foi proferida pelo Prof. Edivaldo da Silva Bernardo, da UFOPA. Para ele, falar sobre o assunto requer a reflexão sobre muitos aspectos envolvidos. Um deles é a desigualdade existente entre as regiões brasileiras: “O Brasil criou uma série de ilhas de pesquisa e de produção de conhecimento, e não consegue expandir esse conhecimento para todo o país”. Na visão do professor, a população da região Amazônica é, historicamente, como um “quintal” do Brasil, onde os benefícios sociais não chegam.
“Nós somos quase que culturalmente educados para uma subserviência. E mudanças de comportamento envolvem também essa mudança da tecnologia e da inovação”, o que, segundo ele, são os instrumentos para desenvolver a Amazônia, preservando o meio ambiente e retirando dele os produtos que podem oferecer qualidade de vida à população.
Lançamento de livros
Após a abertura, houve o lançamento de três publicações. “Santarém dos Anos 20: em anúncios, cartas e notícias”, sob organização da Profa. Ediene Pena Ferreira e do aluno Tiago Aquino Silva de Santana, traz uma coletânea de publicações do período de 1927 a 1930 do município. O livro faz parte do projeto “História Social e Linguística do Português do Oeste do Pará”, do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa).
O livro “Coordenação Pedagógica: Vivências no Cotidiano da Escola” foi organizado dpels professoras Eliane Cristina Flexa Duarte, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e Solange Helena Ximenes-Rocha e é resultado da sistematização de vivências adquiridas por alunos e professores do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública (MEC/SEB/SEDUC-PA/UNDIME-PA), desenvolvido na UFOPA. Também foi lançada a revista Exitus, publicação semestral do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFOPA, coordenada e editada pela Profa. Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. A revista tem como objetivo incentivar o debate e propiciar a divulgação da produção científica, como veículo de diálogo permanente entre os profissionais da área de educação. Confira em http://ufopa.edu.br/revistaexitus.
A programação do dia segue com apresentações de trabalhos do PIBITI e do PIBIC e minicursos e oficinas, no Câmpus Tapajós da UFOPA. A II Jornada Acadêmica da UFOPA segue até o dia 25/10.
Mais informações na página http://www.ufopa.edu.br/jornada.
Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.