quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PERFIL DE EDUCADOR SÉRIO E COM AÇÕES TRANSPARENTES, “ ORGULHO DE SER UFOPA” APRESENTA CANDIDATURA DE ALDO QUEIROZ



Foto: Conheça nossas propostas e colabore mandando sugestões para orgulhodeserufopa@gmail.com

http://pt.scribd.com/doc/182370013/Plano-de-Gestao-2014-2017-final-PDF-1
O perfil de um filho legítimo da região, assim se apresenta o candidato a Reitor da UFOPA, em substituição ao atual reitor, professor Seixas Lourenço. E sua chapa “ORGULHO DE SER UFOPA, tendo como vice a professora Kátia Correa. O professor e Dr. Aldo Queiroz que se orgulha em ter nascido na região de Itaituba (PA), mas enfatiza que cursou sua Educação Básica em Santarém. Graduado em Engenharia Mecânica (UFPA), Doutor em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (UFPA) e Mestre em Engenharia Mecânica (PUC/RJ). Ingressou na UFPA (1979), como Professor do Departamento de Engenharia Mecânica (ITEC/UFPA). Membro do Grupo de Trabalho de Elaboração do Projeto de Criação e Implantação da UFOPA. Atualmente é professor Associado I da UFOPA/IEG. Desde 2009, atua como Pró-Reitor de Planejamento Inst

Professor Aldo Queiroz concedendo entrevista

itucional da UFOPA. Coordenou o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI - Período 2012-2016). Coordenou, entre 1986 e 2002, o Campus da UFPA em Santarém, sendo responsável pelas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA na região nesse período. De 2003 a 2006 exerceu a função de Diretor da 5ª Unidade Regional de Ensino (SEDUC/PA). Ministrou as disciplinas Cálculo, Física Geral, Física Fundamental, Máquinas e Sistemas Hidráulicos I, Introdução à Engenharia, Sociedade Natureza e Desenvolvimento, entre outras. Dos 34 anos dedicados à carreira do Magistério Superior, 27 foram dedicados à Santarém e Região Oeste do ParáSeu maior desafio é aperfeiçoar e consolidar as conquistas feias pela Instituição que pretende dirigir. Não são poucas as conquistas. Basta comparar com outras universidades criadas praticamente no mesmo período e, em alguns aspectos, com algumas universidades mais antigas da região. Suceder o Reitor João Seixas Lourenço é um enorme desafio não só pela experiência e conhecimento, mas pela capacidade de aglutinar pessoas de saber.
O candidato Aldo Queiroz, tendo como vice a professora e Dra. Kátia Correa, na chapa “Orgulho de Ser Ufopa”, concorre e reúne entre o corpo docente e discente da UFOPA amplas chances de ser eleita nas eleições da próxima segunda-feira, 18, quando a comunidade da Universidade Federal do Oeste do Pará, a UFOPA, com sede em Santarém, realizará a primeira eleição para reitor, que substituirá Seixas Lourenço, reitor pro-tempore, a quem o Ministério da Educação incumbiu de implantar a primeira universidade do interior da Amazônia.

O candidato a reitor Aldo Queiroz, falou que suas prioridades caso seja eleito reitor da UFOPA envolvem em primeiro plano, uma proposta preliminar elaborada, denominada  Plano de Gestão para servir como base das discussões durante o período de campanha, com cinco eixos estratégicos: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação; Gestão Acadêmica e Administrativa; Gestão de Pessoas; Infraestrutura Física e Tecnológica; e Orçamento. “Vamos desenvolver ações para consolidar as conquistas e garantir a ampliação de oportunidades para a população da região tanto na graduação quanto na pós-graduação, consolidando os grupos de pesquisas”, disse ele. Ressaltando que em sua opinião,  Instituição de ensino superior que não produz conhecimento não pode ser chamada de universidade. Suas propostas incluem ainda, o aperfeiçoamento do Modelo Acadêmico, fortalecendo a integração com a Educação Básica, e dar prosseguimento à implantação do restaurante universitário e do Instituto de Saúde Coletiva; consolidar a UFOPA como Universidade Multicampus, criando o corpo docente próprio, ampliando o quadro de técnicos e construindo a infraestrutura tanto física quanto tecnologia nos Campi fora da sede.
Ele se mostra contente com a estrutura que encontra na UFOPA; “a própria estrutura organizacional já a identifica como uma universidade amazônica”, cita Aldo Queiroz. Todos os Institutos estão relacionados à temáticas de grande relevância para o desenvolvimento da Amazônia, como o Instituto de Ciência e Tecnologia das Águas (ICTA), o Instituto de Biodiversidade e Floresta (IBEF), o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), o Instituto de Ciências da Educação (ICED) e o Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), onde os alunos ingressam num Centro de Formação que dá iniciação à abordagem interdisciplinar que continua nos Institutos. Neste Centro todos os alunos da UFOPA passam pelo Centro de Formação Interdisciplinar onde cursam Módulos sobre Origem e Evolução do Conhecimento (OEC), Lógica, Linguagem e Comunicação (LLC), Estudos Integrativos da Amazônia (EIA), Sociedade Natureza e Desenvolvimento (SND), Seminários Integradores (SINT) e Integração na Base Real. A estrutura acadêmica é inovadora, permite a flexibilidade curricular, abordagem interdisciplinar e possibilita a mobilidade na perspectiva da formação continuada. 
Ciente de que o propósito da UFOPA é contribuir para a cidadania, portanto mais que apenas formar engenheiros, advogados ou professores, Aldo Queiroz quer adotar uma referência na abordagem interdisciplinar para ajudar a promover a sustentabilidade. “Nesse aspecto temos que permanentemente aperfeiçoar os projetos pedagógicos. Estamos tendo a oportunidade de ajudar a consolidar uma universidade que, além de promover modelos curriculares inovadores, produz conhecimento de relevância social”, ele enfatiza.
O grande desafio- Aldo Queiroz diz que sua maior luta será pelo aperfeiçoamento e  consolidação das conquistas obtidas. “Não são poucas as conquistas. Basta comparar com outras universidades criadas praticamente no mesmo período e em alguns aspectos com algumas universidades mais antigas da região. Suceder o Reitor Lourenço é um enorme desafio não só pela experiência e conhecimento, mas pela capacidade de aglutinar pessoas de saber.”, falou Aldo Queiroz.
Pergunta - Por ocasião da realização do Curso de Jornalismo Científico, na UFOPA, os alunos listaram 102 pesquisadores em atividade na instituição, havendo mais, certamente. Todos desenvolvendo pesquisas em diversas áreas, fato inédito de produção de conhecimento no interior da Amazônia. Como reitor, o que o senhor pretende fazer para impulsionar ao máximo esse esforço na pesquisa?
Curso de Jornalismo Científico- A UFOPA teve sucesso na atração de pesquisadores pela via do concurso público e pela via do Programa Pesquisador Nacional Senior. Hoje são mais de 30 (trinta) grupos de pesquisa na UFOPA. “Vamos incentivar a formação de novos grupos de pesquisas, e realizar a publicação de Editais internos para incentivar a produção científica de docentes que ainda não estão em condições de concorrer aos editais nacionais de projetos de pesquisa. Por outro lado, consideramos necessária a implantação de mecanismos que motivem a permanência desses pesquisadores na Amazônia. Nesse aspecto os reitores das Universidades já apresentaram ao MEC/CAPES e MCTI um Programa de Atração e Fixação de Pesquisadores para a Amazônia. Vamos unir nosso esforço aos Reitores para tornar esse Programa uma realidade”, destacou o candidato a reitor da UFOPA.
Quanto á fórmula que vai adotar para inserir a UFOPA no âmbito da cidade de Santarém, do Oeste do Pará e no âmbito da Amazônia eliminando os graves problemas locais e regionais, como questões de ordem econômica, social e de infraestrutura, Aldo Queiroz fala que “seu compromisso é consolidar a UFOPA como Universidade Multicampus conforme previsto na Lei de criação. Nesses primeiros quatro anos a UFOPA dedicou atenção a todos os Campus obviamente que com mais ênfase a Santarém por ser o Campus Sede. Foram ofertados no Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) 7.500 vagas das quais 6.500 nos Campi fora de sede. Do total de vagas ofertadas no PARFOR, apenas cerca de 3.600 foram preenchidas. A nossa gestão vai intensificar essa integração com a Educação Básica por ser a melhoria da educação básica um fator de desenvolvimento da região e da própria universidade. Vamos intensificar os trabalhos para implantar duas engenharias, além de outros cursos em cada um dos Campus fora de sede”, falou o candidato a reitor.
Expansão- Em Juruti já está sendo feito um investimento de 13 milhões de reais para instalar os cursos de Engenharia de Minas e Agronomia. Em Oriximiná deverão funcionar inicialmente os cursos de Engenharia de Pesca, Engenharia Ambiental e Biologia da Conservação. Nos demais municípios como Alenquer, Monte Alegre, Óbidos e Itaituba vai iniciar brevemente o processo de licitação para construção da base física dos Campus. No caso específico de Óbidos, que já doou um espaço físico para a UFOPA, está sendo concluída a adequação para inicio de sua administração, caso seja eleito, já em 2014 a implantação de cursos permanentes.
“UFOPA vai valorizar a cultura da região”, confirma Aldo Queiroz, citandos planos de ação nesta área: “a partir do entendimento que cultura é tudo o que o homem produz (conhecimento, ciência, tecnologia, inovação...) e como educação é apropriação da cultura, entendemos que a UFOPA concretamente já contribui efetivamente para a cultura regional. Contudo, é importante destacar a diversidade cultural da região. Nesse aspecto, de forma mais visível, a UFOPA vai fortalecer o grupo de pesquisa em antropologia e arqueologia, a preservação e conservação dos sítios arqueológicos e discutir com a sociedade a forma de utilizar melhor o potencial artístico e cultural da região”, confirmou ele.
Desafios e metas- A UFOPA é a primeira universidade pública federal no interior da Amazônia que, em quatro anos, ampliou oportunidades de acesso ao ensino superior de graduação, pós-graduação para a população. O Campus da UFPA e a Unidade descentralizada da UFRA, que deram origem à UFOPA, ofereciam 350 vagas anuais na graduação. A UFOPA passou imediatamente a ofertar 1.200 vagas anuais sendo 1.150 pelo ENEM e 50 pelo processo seletivo especial para indígenas. São cerca de 10 cursos de especialização, acabamos de aprovar 5º mestrado e temos dois doutorados, sendo um Doutorado Interinstitucional (DINTER) em parceria com a UNICAMP, e um próprio em Sociedade Natureza e Desenvolvimento. A Universidade Federal do Acre, décadas mais velha, está comemorando a aprovação do seu primeiro doutorado próprio. São cerca de 8.000 alunos matriculados na UFOPA incluindo o PARFOR. Está criando um ambiente favorável à inovação com a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós que desenvolverá atividades nas áreas de óleos essências, óleos vegetais, energias renováveis, hortifrúti, entre outras. Essas conquistas foram possíveis principalmente pelo sucesso na realização de concursos públicos para docentes, técnico-administrativos em educação e pelo Programa Professor Visitante Nacional Senior. Dos cerca de 270 docentes na UFOPA, 141 são doutores e o restantes praticamente todos possuem o mestrado. “A UFOPA reúne um enorme potencial de produção e difusão de conhecimento que está contribuindo para a cidadania, inovação e desenvolvimento da Amazônia. Seguramente a UFOPA inicia o novo ciclo de desenvolvimento na Amazônia. Um desenvolvimento que tem como base o conhecimento, muito diferente do ciclo da borracha, do ouro e da extração de bauxita”, finalizou o educador e candidato Aldo Queiroz.
Com informação dos Blogs do jornalista Manuel Dutra e Xarope

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.