segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vitória do Xingu sediou reunião do PDRS



Prefeito interino Nildo falou da importância do PDRS para a região do Xingu
O Evento reuniu comunitários, autoridades em Vitória do Xingu e serviu para discutir assuntos referentes ao Desenvolvimento Sustentável na região de Belo Monte.
O município de Vitória do Xingu, apesar do clima político pouco estável, por conta da cassação recente do prefeito Vando, sediou no período de 31 a 1 de Novembro, a 23ª edição do PDRS, Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável. O Encontro, com grande recepção popular e participação quase unânime de membros da sociedade civil, reuniu integrantes das esferas estaduais, federais e municipais, além de membros da sociedade civil organizada, superou expectativas, com ampla participação popular e de autoridades constituídas. O Encontro teve ampla participação popular e de políticos da região, incluindo o prefeito interino. Nildo, falou da importância do Encontro do PDRS e ressaltou a responsabilidade do coordenador do projeto em escolher o município de Vitória do Xingu para sediar o Encontro. Agradeceu aos presentes e conclamou a todos, tanto autoridades quanto integrantes da sociedade civil para uma constante e permanente união em prol do desenvolvimento político e da infraestrutura do município que administra e também da região.
Além do prefeito interino Nildo, estiveram presente os prefeito de Medicilândia, Brasil Novo, Altamira, Souzel e representantes de Anapu, Placas, Uruará, Gurupa, Pacajá e Porto de Moz.  
Ao jornalista Iromarto Lauriano, Antônia Martins, líder que faz parte do Movimento de Mulheres do Município de Vitória do Xingu, fez uma avaliação do Evento: “Neste momento em que estamos todos juntos, discutindo o processo de desenvolvimento para nossa região do Xingu, esta reunião é de suma importância”, disse a comunitária. “Evidentemente que algumas questões não são atendidas, o que deixa muitas pessoas entristecidas, como por exemplo, o caso de muitas entidades que não tem seus projetos aprovados, uma coisa negativa, nesse ponto de vista”, ressalta Antônia. Por conta desse entrave administrativo, deixam de ser aplicados como deveriam muitos recursos para a área de exclusão social e cidadania; “O recurso arrecadado é muito pequeno, o número de projetos é muito grande”, criticou a líder comunitária.
Marcio Hirata, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, avaliou que reunião foi produtiva, no sentido de avançar na concepção dos projetos, “deveríamos ter concluído essa etapa toda, mas infelizmente restaram duas câmaras técnicas, onde ainda vamos conseguir recursos, mas tudo será deliberado na reunião do mês de dezembro”, disse o técnico. O aspecto positivo, de acordo com que falou Hirata, “foi a possibilidade em poder conhecer os municípios, mostrar o que o PDRS faz, os debates que estão ocorrendo ao conhecimento da população”, concluiu. No entender de muitos que participaram do magno evento, foram registrados também pontos positivos, como por exemplo, a possibilidade do Encontro promover a união dos governos municipais, estaduais e federais, além da participação da sociedade civil, que acompanhou o evento com muita atenção e entusiasmo participativo.
O que é o PDRS- O Plano de Desenvolvimento regional Sustentável, é constituído por reuniões feitas para discutir os rumos do desenvolvimento sustentável na região são itinerantes, feitas a cada mês em um município da região. Serve para estreitar relações e ouvir críticas construtivas. As expectativas do evento são muito grandes, onde as pessoas e autoridades locais esperam que as demandas e consequentes expectativas da região sejam atendidas. A próxima reunião será realizada nos dias 12 e 13, em local ainda a ser definido pela organização do Encontro.
Xaropadas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.