quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Justiça libera técnica em enfermagem que estava presa acusada de tráfico de influência

Evanir Nogueira da Silva foi presa acusada de intermediar venda de leitos hospitalares

Evanir Nogueira da SilvaA técnica em enfermagem Evanir Nogueira da Silva, presa na manhã do dia 12 deste mês, dentro do Hospital Municipal de Santarém (HMS) e, que estava sob custódia na ala feminina do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM) foi liberada na noite de segunda-feira, 16, pela Justiça local.
Evanir foi presa acusada de vender a transferência de um paciente do HMS para o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), pelo valor de R$ 1.000 (mil reais). Após receber denúncia protocolada pelo Ministério Público Estadual (MPE), sob comando do promotor Túlio Novaes, investigadores da 16ª Seccional da Polícia Civil prenderam em flagrante a técnica em enfermagem.
Durante a ação da Polícia Civil, a esposa do paciente, cujo leito no HRBA havia sido negociado pela técnica Evanir, também foi presa em flagrante.

Depois da prisão das duas mulheres, tanto o Ministério Público Estadual quanto a Polícia Civil continuam investigando o caso, no intuito de desvendar se existem mais profissionais da área da saúde que participam do mesmo esquema da venda de leitos. O diretor do HRBA, Erik Jennings também garantiu que um Inquérito Administrativo foi aberto pelo órgão de saúde, para verificar a procedência de outros profissionais no esquema da comercialização de transferência do Hospital Municipal para o Regional.
ENTENDA O CASO: Uma investigação do Ministério Público Estadual (MPE) sobre casos de tráfico de influência e venda de leitos durante a transferência de pacientes do complexo do Pronto Socorro Municipal (PSM) e do Hospital Municipal de Santarém (HMS) para o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) culminou na prisão da técnica em enfermagem Evanir Nogueira da Silva e a esposa de um paciente, por volta de 12h, do dia 12 deste mês.
Após receber a denúncia do MPE, investigadores da 16ª Seccional da Polícia Civil se dirigiram até o PSM, onde efetivaram a prisão da técnica em enfermagem, dentro do Centro Cirúrgico, e da mulher do paciente. Após receber voz de prisão, a técnica em enfermagem foi levada para a Seccional, onde foi ouvida em depoimento pelo delegado Luís Paixão. Em seguida foi indiciada pelo crime de corrupção passiva e colocada à disposição da Justiça.
NOTA DO MPE: Com relação à prisão de uma técnica em enfermagem e da esposa de um paciente internado no Hospital Municipal, o Ministério Público Estadual (MPE) esclareceu em nota, que a ação se deu no âmbito da Promotoria de justiça de Direitos Constitucionais para a área da saúde e educação, sob comando do promotor de justiça, Dr. Túlio Novaes, que participou da Operação dentro do Hospital Municipal e acompanhou os depoimentos das acusadas na Seccional de Polícia Civil.
O paciente estava internado há 41 dias no Hospital Municipal, aguardando transferência para o Hospital Regional, que já havia sido solicitada. Diante da demora, a companheira do paciente (que foi presa) teve a informação sobre uma pessoa no Hospital que agilizaria a transferência mediante pagamento de R$ 1.000,00 (mil reais). Tratava-se de uma técnica em enfermagem do Hospital Municipal, que também foi presa.
A denúncia partiu de uma outra parente do paciente internado, que não concordou com a corrupção.
Fonte: RG 15/O Impacto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.