sexta-feira, 14 de março de 2014

Vitória do Xingu realizou 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil

Por: Wilson Soares
A Prefeitura Municipal de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, realizou nesta quinta-feira (13), a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, tendo como tema “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”. O objetivo do evento foi fomentar a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil do município. "A gente que já trabalhou em outras conferências viu que Vitória do Xingu foi envolvida pelo tema
e teve um despertar para ele. Esperamos que essas propostas cheguem até o governo federal para que assim, elas sejam amadurecidas e voltem concretas e efetivas para o município”, disse Márcio da Silva, técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
A primeira conferência é uma preparatória para 2ª Conferência Estadual (2ª CMPDC) e 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC). Durante o encontro foram definidos princípios e diretrizes, que serão levados para votação na conferência estadual e que serão votados pelo poder público, sociedade civil, comunidade científica, órgãos não governamentais e conselhos. Além disso, foram eleitos os 05 delegados, que vão participar do processo de votação na conferência do Estado. 
O encontro contou com a presença do vice-prefeito José Caetano, da secretária do Trabalho e Promoção Social, Joseilda Amaral, representante da coordenadora da Defesa Civil do Pará, homens do Exercito Brasileiro e demais autoridades e participantes. "A partir de agora com a 1ª conferência da defesa civil em Vitória do Xingu, nós vamos ter a oportunidade de legalizar esse órgão aqui no município”, frisou Joseilda Amaral, secretária da SEMUTS de Vitória do Xingu. 
Quatro eixos foram debatidos durante a conferência: gestão integrada de riscos e respostas a desastres: integração de políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil; gestão do conhecimento em proteção e defesa civil e mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes. “A defesa civil trabalha principalmente em locais de áreas de risco e Vitória do Xingu apresenta esse histórico. Então o nosso trabalho e de todas as secretárias que fazem parte do município, é minimizar o impacto a essas comunidades", concluiu o técnico da Defesa Civil.
A Conferência também serviu para que a sociedade civil organizada pudesse conhecer a importância de uma cidade ter uma Defesa Civil estruturada e amplamente inserida nas comunidades. "O município ganhou hoje com essa conferência muito conhecimento. A gente tinha uma visão que defesa civil era uma questão social de cesta básica e não é bem assim. Hoje nós aprendemos leis que estavam longe do nosso conhecimento e qual a importância da defesa civil no nosso município Vitória do Xingu", concluiu Ademildo Santos, membro e presidente da organização da conferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.