domingo, 6 de dezembro de 2015

Zika vírus também pode causar síndrome neurológica

Zika vírus também pode causar síndrome neurológica (Foto: Divulgação)Além de estar ligado a casos de microcefalia, como confirmou o Ministério da Saúde, o zika vírus pode causar outra doença neurológica, com risco de morte, segundo infectologistas. A síndrome de Guillain-Barré acontece quando, após a ação do vírus, o organismo cria anticorpos para combater a infecção, mas eles acabam atingindo o sistema nervoso e causando paralisia.
"Geralmente é um caso reversível, mas requer tratamento com altas doses de imunoglobulina", explica o infectologista da UFRJ Edimilson Migowski.
O zika vírus, já notificado em 18 estados do Brasil, não é o único responsável pela síndrome. Pessoas com dengue, chikungunya, gripe e outras infecções virais e bacterianas também podem contraí-la. Sua manifestação, contudo, é rara. Segundo o infectologista, normalmente há um caso para cada um milhão de habitantes.
No caso de pacientes com zika, a Guillain-Barré costuma demorar entre dez e duas semanas para se manifestar. Os sintomas aparecem quando o paciente já está quase se recuperando da virose. Diagnosticada no início e com o tratamento adequado, a síndrome é reversível, mas, em alguns casos, pode deixar sequelas.
"Não é comum, mas a pessoa pode ficar com dificuldades para andar, com deficiência muscular e até alterações na fala", diz o neurologista e diretor da Neurovida Cuidados Médicos, André Lima.
Em casos mais graves, o paciente pode precisar da ajuda de aparelhos para respirar. O processo de recuperação pode incluir sessões de fisioterapia, segundo Migowski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.