quinta-feira, 11 de maio de 2017

Santarém registrou mais de 300 casos de violência contra crianças e adolescentes em 2016

Foram 334 casos com procedimentos abertos pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Os crimes contra a dignidade sexual passaram de 120.

Por Ana Carolina Maia, G1 Santarém
A violação de direitos de crianças e adolescentes é o principal motivo de ligações para o Disque 100 em Santarém, no oeste do Pará. Segundo estatística relativa ao ano de 2016, um total de 334 procedimentos foram abertos pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, relacionados a maus-tratos, lesões leves e graves, abandono material, abuso sexual, entre outros. Os números preocupam as autoridades.
De acordo com a delegada Adrienne Pessoa, dos 334 casos de violência de vários tipos, 128 foram de crimes contra a dignidade sexual (estupros, abusos e assédio) previstos no Código Penal Brasileiro. As estatísticas apontam que 90% dos abusos sofridos não são detectados, 80% dos agressores não têm antecedentes criminais, 80% dos abusadores são homens e muitas das vezes casados e em 90% dos casos, o abusador tem a capacidade de controlar o próprio comportamento.

Perfil das vítimas
O perfil das vítimas varia. Na maioria dos casos as vítimas são meninas de 2 a 17 anos são os alvos principais dos agressores. Cerca 90% da violência sexual sofrida por meninas costumam ser praticados por homens, que na maioria das vezes são do próprio convívio familiar das crianças, como padrasto, pai, amigo ou tio.

Tipos de Violência
Segundo a delegada, há diversas formas de violência contra a criança e o adolescente. Em Santarém, também foram registrados 53 procedimentos contra práticas delituosas previstas no Estatuto da Criança e Adolescente, sendo de armazenamento, divulgação de fotos e vídeos envolvendo cenas de sexo.

Negligência e Abandono
É definida como a omissão em termos de cuidados básicos, por parte do responsável pela criança ou adolescente, que, a depender da intensidade.Pode ser identificada em situações em que a criança ou o adolescente não é adequadamente alimentado, veste-se mal, apresenta higiene precária, não recebe atenção, carinho, ou também quando a criança é deixada sozinha, correndo o risco de acidentar-se.

Violência Sexual
Situações de abuso ou de exploração sexual de crianças e adolescentes. Implica a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais, mediada ou não por força ou vantagem financeira.

18 de maio
Instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000, a agenda nacional do dia 18 de maio se refere ao crime que ficou conhecido como o “Caso Araceli”, em Vitória (ES). Esse era o nome de uma menina de oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados: foi raptada, estuprada e morta por jovens daquela cidade. Em Santarém a Delegacia de Atendimento a Criança e ao Adolescente terá uma programação especial em alusão à data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.