quinta-feira, 19 de julho de 2018

D. Eliseu: vice-prefeito preso por associação criminosa

D. Eliseu: vice-prefeito preso por associação criminosaDom Eliseu, município distante 233 km de Marabá e com 58.071 habitantes (IBGE-2017), viveu um dia tumultuado, com a Polícia Civil, nas primeiras horas da manhã, batendo em vários endereços e num deles algemando o vice-prefeito Elias Martins da Silva (Pastor Elias), preso preventivamente. Enquanto o irmão e inimigo político do prefeito Ayeso Gaston Siviero, Marco Antônio Siviero, fugia para não ter o mesmo destino. Os outros acusados são Júlio do Nascimento Tavares e Edson Luiz Zampiva, denunciados por crimes ambientais assim como Marco Antônio.https://blogdojoaocarlos.com.br/d-eliseu-vice-prefeito-preso-por-associacao-criminosa/
Em outra acusação, figuram novamente Marco Antônio Siviero e Júlio do Nascimento Tavares, além de Fabrício Souza e do Pastor Elias, único que está preso, denunciados por associação criminosa armada para tomar o Poder Executivo em Dom Eliseu.
Marco Antônio é acusado pela Delegacia Especializada em Crimes Ambientais (Dema) de cometer crimes contra o meio ambiente por 15 anos seguidos, com a colaboração de Júlio do Tavares e Edson Zampiva, que também estão foragidos.
O promotor de Justiça de Dom Eliseu, Maurim Lameira Virgulino, conta que o trio mantinha um esquema fraudulento para esquentar madeira ilegal que incluía várias empresas de fachada abertas em nomes de laranjas.
Associação criminosa para tirar o prefeito
Já o vice-prefeito Pasto Elias é acusado de, com Marco Antônio Siviero, Júlio Tavares e Fabrício Souza, formarem uma associação criminosa armada para criar falsas acusações de improbidade administrativa contra o prefeito Ayeso Siviero e corromper os vereadores para que eles acatassem as denúncias e o afastassem do cargo.
Segundo Maurim Virgulino, com Pastor Elias no poder, Marco Antônio assumiria o controle da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e se livraria das 18 punições por infrações, como multas e embargos contra ele, que, inclusive chegou a ameaçar a integridade de familiares de servidores da Semma.
Dinheiro para comprar vereadores
O representante do Ministério Público Estadual afirma que existem várias gravações em que Júlio Tavares afirma que é encarregado de subornar os vereadores e que todo o dinheiro do esquema criminoso é garantido por Marco Antônio Siviero.
Numa dessas gravações, feitas na casa do contador da Prefeitura de Dom Eliseu, em Belém, Marco Antônio e Júlio Tavares pedem para que o profissional levante o que puder contra o prefeito, para fundamentar as denúncias, prometendo a ele que, quando estivessem no poder dividiriam “o ouro”.
Os vereadores Claudia Magaveski e Alecio Santos Carvalho confirmaram no MP que Júlio Tavares ofereceu a ambos R$ 20 mil e veículos, para que acatassem as denúncias fabricadas contra o prefeito, as quais seriam apresentadas também ao MP/PA e ao Ministério Público Federal.
O prefeito de Dom Eliseu, Ayeso Siviero, não foi localizado para se manifestar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.