sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Pará recebe segunda etapa do projeto Conexão Sustentável Alcoa, com teatro e cinema gratuitos

Em sala itinerante, atores apresentam espetáculo que destaca importância da preservação do meio ambiente.
Os municípios de Santarém e Juruti recebem nas próximas semanas a segunda etapa do Conexão Sustentável Alcoa. O Cinemóvel, sala itinerante climatizada, com 30 poltronas e espaço para cadeirantes, vai visitar o Pará a partir do dia 22 de outubro. Na programação, voltada principalmente a estudantes da rede municipal de ensino, estão previstas sessões diárias de teatro e cinema, com apresentação de filmes e de espetáculo especialmente criado para divertir o público e disseminar mensagem sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na primeira etapa do projeto, em setembro, o Palcomóvel passou pelo Pará e recebeu um público de 5000 pessoas. 
Em Santarém, o Cinemóvel vai estacionar em três locais: no bairro Prainha (junto ao quartel do Corpo de Bombeiros, de 22 a 24 de outubro); no Centro (junto à APAE, dia 25) e em Alter do Chão, no dia 26. Depois o projeto parte para Juruti, onde haverá apresentações no Tribódromo e em nove comunidades. 
A atração teatral será a Cia Trip, com a peça O Caso da Tartaruga Marbela. Os palhaços Tutulio e Rose Lopes encontram uma tartaruga marinha intoxicada com plástico e levantam uma discussão sobre os danos que gestos como jogar o lixo em local impróprio podem causar.
A programação de cinema inclui sucessos como Trolls e Os Sem Floresta, que também podem levar as crianças a repensar gestos e atitudes. A sala onde ocorrem as apresentações tem sistema de som estéreo e telão de 120 polegadas.

“ A conscientização sobre as diferentes formas de preservar o meio ambiente é muito importante para toda a sociedade. Com o projeto, buscamos estimular que isso ocorra nas localidades onde atuamos, de forma lúdica”, diz a gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi. Antes de chegar ao Pará o Conexão Sustentável Alcoa esteve no Maranhão. A próxima parada será em Santa Catarina (Campo Belo do Sul).
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção da Magma Cultura, o Conexão Sustentável Alcoa chega à quarta edição em 2018. O projeto iniciou em agosto e a expectativa para o ano é promover 168 apresentações de teatro e 84 sessões de cinema. Em Santarém a iniciativa tem apoio do Governo do Estado. Em Juruti, o projeto tem parceria com a Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.