terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Quadrilha que desviava cartões de débito e crédito pelos Correios é condenada

As fraudes foram descobertas em 2013 pela Operação Card Free, organizada pela Polícia Civil. — Foto: Reprodução/JNSegundo a justiça, cerca de 700 cartões teriam sido adquiridos irregularmente com funcionários dos Correios. Estima-se que as fraudes chegaram a R$ 3,5 milhões.
A Justiça Federal condenou nove pessoas nesta segunda-feira (17) acusadas de fazerem parte de uma quadrilha que fraudava cartões de crédito e débito na Região Metropolitana de Belém. 
De acordo com a Justiça, cerca de 700 cartões teriam sido adquiridos de forma irregular junto a funcionários dos Correios. O Ministério Público Federal (MPF) estima que as fraudes chegaram a R$ 3,5 milhões.
A ação prendeu mais de 20 pessoas na capital paraense. Além disso, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 24 imóveis. Entre as pessoas presas, cinco eram carteiros.
De acordo com a polícia, os carteiros se apropriavam das correspondências com as senhas bancárias de clientes e as comercializavam aos demais integrantes da quadrilha. Os consumidores, por sua vez, passavam por diversos constrangimentos, como bloqueios e registros em órgãos de proteção ao crédito, entre outros.
Segundo a sentença, foram condenados pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha e corrupção ativa Alberto Vinicius Sales do Nascimento (20 anos e oito meses), Francinaldo Paiva da Silva (18 anos), Antonio Marcos da Costa Moreira (18 anos, 3 meses) e Eliete Nonato Fonseca Marinho (20 anos e 7 meses). Pela prática de estelionato e corrupção ativa foram condenados Fulvio André Marques Fernandes (7 anos e 6 meses), Jorge Luiz Pinheiro Gomes (9 anos e 5 meses) e Fernanda de Paula Souza Teixeira (10 anos e 4 meses). Apenas por estelionato, a Justiça condenou Fábio Luiz Queiroz da Silva (6 anos e 8 meses) e Alison do Nascimento Pereira (5 anos e 6 meses).
A 3ª Vara Federal, que julgou o caso, informou que as condenações fizeram parte do primeiro processo julgado. Ainda restam outros dois na fila de julgamento. Nos outros inquéritos, estão denunciadas oito pessoas, que devem responder pelo crimes de estelionato, e seis carteiros, que devem ser julgados por peculato. 
A previsão é de que os casos sejam julgados ainda no primeiro semestre de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.