terça-feira, 20 de agosto de 2019

Prefeitura de Santarém lança chamada pública para nova contratação de OSS para gestão de unidades de saúde

Resultado de imagem para prefeitura de SantarémInteressados em participar da chamada pública devem apresentar propostas de 20 de agosto a 04 de setembro deste ano.
A Prefeitura Municipal de Santarém, oeste do Pará, lançou nesta segunda-feira (19), edital de Chamamento Público nº 002/2019 – Semsa, para seleção de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, constituídas sob forma de fundação, associação ou sociedade civil, para se qualificarem como Organização Social de Saúde - OSS com a finalidade de gerenciarem e operacionalizarem unidades de saúde do município (UPA e HMS).
De acordo com o edital, poderá participar do Chamamento Público qualquer pessoa jurídica de direito privado legalmente constituída sob a forma de fundação, associação ou sociedade civil, sem fins lucrativos, que tenha obrigatoriamente natureza social de seus objetivos o gerenciamento e prestação de serviços de Assistência à Saúde, e preencha os requisitos exigidos pela Lei Municipal nº 20.222, de 7 de julho de 2019.
Os interessados em participar do Chamamento Público devem ficar atentos às datas de entrega da documentação, diligências, recurso e publicação do decreto de qualificação, conforme descrição abaixo:
Prazo para protocolo da documentação (15 dias) - 20/08/2019 a 04/09/2019
Período de análise da documentação e solicitação de diligências - 05/09/2019 a 03/10/2019
Publicação da lista de entidades com parecer favorável - 04/10/2019
Prazo para eventual recurso para o Prefeito - 07/10/2019 a 11/10/2019
Publicação dos decretos de qualificação - 23/10/2019
A entidade que pretender se qualificar como Organização Social da Saúde deverá apresentar requerimento, no protocolo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), conforme modelo constante no Anexo I.
Afastamento do IPG
O edital de Chamamento Público lançado nesta segunda-feira pela Prefeitura de Santarém, atende compromisso firmado pelo Município com o Ministério Público Federal há quase três meses.
Em maio deste ano, durante audiência de conciliação na 1ª Vara da Justiça Federal em Santarém, a Prefeitura e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram termo de compromisso que dá prazo de seis meses para que o Instituto Panamericano de Gestão (IPG) fosse afastado em definitivo da administração do Hospital Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento 24h do município. O acordo foi firmado em processo judicial iniciado pelo MPF que denunciava irregularidades na seleção da OS.
A ação judicial do MPF se baseou em relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que demonstrou que a entidade não atendia aos requisitos mínimos para assumir a gestão das unidades de saúde. O relatório concluiu que “houve favorecimento à Organização Social Instituto Panamericano de Gestão, contratada para gerir por três exercícios as Unidades de Saúde objeto do Chamamento Público n.º 01/2017.
A Instituição não comprovou possuir no quadro dirigente profissionais com formação específica e experiência técnica em gestão e execução de atividades área de saúde, por no mínimo 05 (cinco) anos, conforme preceitua o inciso IV do artigo 2º da Lei Municipal nº 20.222/2017, portanto, considera-se irregular a contratação.
No termo de compromisso foi dado o prazo de seis meses para que a prefeitura reassumisse a gestão das duas unidades de saúde ou tomasse providências para a seleção de outra instituição para delegar a gestão.
Blog do Xarope via G 1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.