terça-feira, 5 de maio de 2020

Taká lidera pesquisa para prefeito de Rurópolis e deve ser eleito para o 2º mandato

Se as eleições fosse hoje, prefeito de Rurópolis seria reeleito com facilidade
Pesquisa de intenção de votos realizada de 25 a 28 de abril em Rurópolis, oeste do Pará, pela Destak aponta a reeleição com relativa folga do prefeito Taká Padilha (MDB) para o cargo se a eleição fosse realizada hoje. É a primeira pesquisa registrada do município na Justiça Eleitoral neste ano.
Foram entrevistadas 500 pessoas, nas zonas urbana e rural do município. O levantamento tem 95% de probabilidade de acerto, com margem de erro de 3,5%, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada sob o nº PA-07831/2020, no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará.
A pesquisa teve dois objetivos centrais: avaliar a participação da Prefeitura no combate ao coronavírus e mostrar as perspectivas eleitorais 2020.
A pesquisa identificou que nenhum morador conhece alguém que já contraiu a doença no município. Há um índice de 26,7% que “ouviram falar” e outros 73,3% que “não conhecem/não ouviram falar”.
Em relação ao que a Prefeitura deve fazer para ajudar as pessoas de baixa renda que não estão podendo trabalhar por causa da quarentena, 80,6% afirmam que a Prefeitura deve “doar cestas básicas” e 14,1% consideram que a Prefeitura deve “doar um valor em dinheiro par as famílias”.
DESTAK quis saber se o prefeito tomou alguma medida para combater o avanço do coronavírus em Rurópolis. 52,6% afirmaram positivamente, enquanto que 25,3% disseram que o prefeito não tomou nenhuma medida. Outros 22,1% não souberam responder.
Quanto à opinião da população se o comércio deve permanecer fechado ou reabrir, a grande maioria, 71,2%, afirma que deve reabrir; outros 23,6% que deve permanecer fechado.
Em relação à avaliação da Prefeitura no combate ao coronavirus, 41,6% da população avalia positivamente o trabalho do prefeito, enquanto 16,4% avaliam negativamente; outros 35,9% avaliam como regular.
Já em relação a avaliação do governador, 48,1% avaliam positivamente; a avaliação negativa é de 17,9%. E 26,3% avaliam como regular.
Quanto à corrida eleitoral, o atual prefeito apresenta-se como o grande favorito para continuar governando o município.Taká aparecem com 30,4% da intenção dos votos na pesquisa espontânea — aquela em que os entrevistados respondem livremente –, e sempre acima de 45% em todos os cenários da estimulada, quando são apresentados opções de candidatos aos leitores e leitoras.
Na espontânea, nenhum dos concorrentes do atual prefeito consegue alcançar sequer 2% da preferência popular. E estão todos embolados em um empate técnico. Não há disputa de 2º turno em Rurópolis, que tem cerca de 18 mil eleitores.
Pesquisa espontânea
A Destak projetou 6 cenários diferentes na pesquisa estimulada. No primeiro, aparecem todos os prováveis candidatos ao cargo de prefeito, num total de 5. Taká aparecem em 1º lugar com 45,5%, seguido por Simão Dadalt (12,6%), do Cidadania, e Zé Filho (8,4%), do PP.
Os demais postulantes ao cargo, o vereador Marcelo (PSB) e Edgar (PP), ocupam a 4ª e 5ª posições com, respectivamente, 7,3% e 6,8%. Os demais números você confere abaixo.
Os demais cenários simulados pela Destak foram:
Estimulada – cenário 2
Cenário com apenas 3 candidatos: Taká, Zé Filho e Simão Dadalt.
Estimulada – cenário 3
Cenário com apenas 2 candidatos: Taká e Simão Dadalt.
Estimulada – cenário 4
Cenário com apenas 2 candidatos: Taká e Zé Filho.
Estimulada – cenário 5
Cenário com apenas 2 candidatos: Taká e Edgar.
Estimulada – cenário 6
Cenário com apenas 2 candidatos: Taká e vereador Marcelo.
Votos válidos
A Destak também computou os votos válidos dos pré-candidatos a prefeito de Rurópolis. Neste caso, retira-se os votos brancos, nulos e os eleitores indecisos, deixando apenas os votos nominais.
Taká surge com 56,5% e logo em seguida Simão (15,6%).
A terceira posição é ocupada por Zé Filho, 10,4%. Em quarto lugar, o vereador Marcelo, 9,1%, seguido por Edgar, 8,4%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.