segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Corrida eleitoral em Mojui dos Campos fica polarizada entre os candidatos Marco Antonio do MDB e Izailton do PSD


Emerson (3º), Izailton (2º) e Marco Antônio (1º): pesquisa Destak. Foto montagem: BJ

Em Mojuí dos Campos (PA), a 20 dias da votação, prevista para o próximo dia 15, a disputa eleitoral para prefeito se acirra entre os 2 partidos que estão à frente na preferência popular – PSD e MDB, com ligeira vantagem do segundo. É o que revela a nova pesquisa da Destak. A candidatura de Izailton Sousa (PSD), 42 anos, está em ascendência. Pulou de 26,6% em agosto para 44% em outubro, encostando na de Marco Antônio (MDB), 42 anos, que ainda lidera com 53% na pesquisa estimulada (votos válidos).
É a menor diferença entre 2 candidatos registrada pela Destak em todas as pesquisas realizadas neste ano e em 2019.
O novo levantamento foi feito nas zonas urbana e rural do município na semana passada (dias 21 e 22), junto a 400 eleitores e eleitoras. Está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará sob o nº PA-00215/2020.
A margem de erro estimada é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra. O estatístico responsável é Jadson Chaves.

Espontânea em Mojuí

A Destak perguntou aos entrevistados em que eles votariam para prefeito de Mojuí dos Campos se as eleições fossem hoje – sem mostrar-lhes o nome dos candidatos (pesquisa espontânea).
Resultado: Marco Antônio aparece à frente com 39,3% das intenções de voto. Em 2º, Izailton, que cravou 33,1%. Considerando a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados.
Outro nome com candidatura deferida que aparece é o do PSB, Emerson Silveira, com 1,1%. Os votos branco/nulo e indecisos somam 24,3%.

Confira abaixo o cenário completo:

Estimulada: Mojuí Quando se estimula a pesquisa, isto é, apresenta-se aos entrevistados os 3 candidatos registrados para a disputa a prefeito, Marco Antônio fica à frente com 48% das intenções de votos.
Izailton, em 2º lugar, tem 38%, e Emerson, 3%. Os votos branco/nulo e indecisos somam 11% nesse cenário.


Apenas votos válidos Quando se computa apenas os votos válidos, isto é, sem os brancos, nulos e indecisos, deixando apenas os votos nominais, que é como a Justiça Eleitoral calcula a votação oficial, depara-se com o seguinte resultado.
Marco Antônio, com 53%, aparece em 1º lugar, seguido por Izailton (44%) – com a diferença entre os 2 caindo para 9%. Emerson (3%) fica, distante, na terceira colocação.


Rejeição Quanto à rejeição entre os candidatos, Emerson Silveira é o mais rejeitado entre os 3 candidatos, aparecendo com 41%. Depois aparece Izailton, com 22%. E, por fim, Marco Antônio, com 12%, o menos rejeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.