Informações de motocicleta foram inseridas em pick-up com registro de roubo para criar um documento novo.
Operação comandada pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFRVA) da Polícia Civil do Pará, prendeu a diretora e um vistoriador da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Monte Dourado/Almeirim, na região oeste paraense por fraude em documento de veículo.
A operação deflagrada na manhã de terça-feira (8), para dar cumprimento a Mandados de Prisão Preventiva e Busca e Apreensão Domiciliar é resultado de investigações que tiveram início após um roubo de uma caminhonete L200 Triton, no município de Redenção, no Pará.
As investigações apontaram que servidores da Ciretran de Almerim fizeram a inserção de dados falsos nos sistemas da administração.
De acordo com a polícia, a gerente Celiane Toscano Góes e o vistoriador Wolney Daniel Araújo Cabral alteraram as características de uma motocicleta no sistema e inseriram tais dados para a pick-p. Criaram um “novo” veículo automotor através da fraude nos sistemas, contando ainda com a participação de despachantes na operação.
Os presos já haviam sido indiciados na Operação Lock da DRFRVA por crimes de inserção falsa nos sistemas da Administração e associação criminosa, porém, voltaram a praticar fraude em documentação de veículos.
Dispositivos eletrônicos e documentos foram apreendidos e serão analisados pela equipe de policiais da DRFRVA para conclusão das investigações.
Outros crimes
Em abril de 2019, Celiane Toscane Góes, Wolney Daniel Araújo Cabral e outras 16 pessoas foram denunciadas à Justiça pelo Ministério Público do Estado, por meio do promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado(Gaeco), José Augusto Nogueira Sarmento, por envolvimento em um esquema criminoso que consistia na locação de veículos seminovos junto a empresas locadoras de carros, seguida da transferência fraudulenta de propriedade dos automóveis, terminando com a venda a terceiros de boa-fé. Oito denunciados são ou já foram servidores do Departamento de Trânsito do Pará (Detran/Pa).
De acordo com a denúncia, as investigações apontaram que de 16 de abril a 26 de junho 2018 foram inseridas no sistema informatizado do Detran/Pa as operações de agendamento e resultado de vistorias de 64 veículos, as quais não se realizaram, de fato.
Essas operações foram simuladas nas agências de Almeirim/Monte Dourado, Mãe do Rio, Bragança e Tomé-Açu, pelos servidores Wolney Daniel Araújo Cabral, Sílvio Vidal Campos Júnior e Ângelo Shigemi Yamada.
Em seguida, depois de cadastradas as vistorias no sistema, os processos de transferência foram instaurados, confirmados e concluídos na Ciretran de Almeirim/Monte Dourado, pela gerente do órgão, Celiane Toscano Góes, sem a devida formalização por meio de documentos.
Blog do Xarope via Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.