segunda-feira, 5 de abril de 2021

Japão teme que variantes da Covid-19 provoquem quarta onda antes da Olimpíada


Há circulação de variantes que parecem ser mais infecciosas e podem ser resistentes a vacinas, que ainda não estão amplamente disponíveis no Japão.
Autoridades de saúde do Japão disseram que têm receio de que variantes do coronavírus estejam impulsionando uma quarta onda da pandemia no país, a apenas 109 dias da Olimpíada de Tóquio.
As variantes parecem ser mais infecciosas e podem ser resistentes a vacinas, que ainda não estão amplamente disponíveis no Japão. A situação é pior em Osaka, onde as infecções atingiram recordes novos na semana passada, levando o governo regional a adotar medidas direcionadas de lockdown durante um mês a partir desta segunda-feira.
Uma variante mutante da Covid-19 detectada pela primeira vez no Reino Unido toma conta da região de Osaka, disseminando-se mais rápido e lotando os leitos hospitalares com casos mais graves do que os do vírus original, de acordo com Koji Wada, conselheiro do governo para a pandemia.
"A quarta onda será maior", disse Wada, professor da Universidade Internacional de Saúde e Bem-estar de Tóquio. "Precisamos começar a debater como poderíamos utilizar estas medidas direcionadas na área de Tóquio".
O Japão declarou um estado de emergência que cobriu a maior parte do país duas vezes no ano passado, a mais recente pouco depois do Ano Novo, quando a terceira e mais mortífera onda da pandemia atingiu o país. Agora as autoridades estão optando por medidas mais direcionadas que permitem a governos municipais encurtar os horários comerciais e impor multas por desobediência.

A cidade de Osaka cancelou eventos do revezamento da tocha olímpica, mas o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, insiste que o Japão realizará os Jogos de acordo com o que foi combinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.