sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Caso Zaqueu: com prisão decretada assassino é considerado foragido da Justiça; polícia faz buscas


Polícia diz que Daniel de Jesus Cardoso não saiu da cidade e pede ajuda da população para localizá-lo.
Daniel de Jesus Cardoso apontado pela polícia como autor do homicídio de Zaqueu Francisco Gonçalves da Silva, 26 anos, teve a prisão preventiva decretada e por não ter sido localizado em nenhum dos endereços da família, é considerado foragido da Justiça.
O crime aconteceu na manhã do dia 14 de janeiro deste ano, na avenida Curuá-Una, bairro Jardelândia, em Santarém, oeste do Pará, quando a vítima Zaqueu seguia de motocicleta para a cerâmica onde trabalhava. Quando se aproximava do local de trabalho, foi surpreendido por Daniel que também estava em uma motocicleta.
Imagens de circuitos de segurança de estabelecimentos comerciais das proximidades registraram toda a ação. Daniel joga sua moto de encontro à moto de Zaqueu, que perde o controle do veículo e cai. Quando a vítima levanta é atacada a facadas por Daniel, tenta correr, mas acaba caindo novamente, momento em que Daniel parte pra cima de Zaqueu e desfere diversas facadas, depois foge. (vídeo abaixo).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por populares e chegou a ir ao local, mas quando chegou lá, Zaqueu já estava morto.

Investigações

Nesta sexta (4) a delegada da especializada de Homicídios, Raíssa Beleboni, disse à imprensa durante entrevista coletiva, que não tem dúvidas da autoria e motivação do crime, e que a polícia trabalha para localizar e prender Daniel.

"Ao logo das investigações nós apuramos que o autor do crime é o Daniel de Jesus Cardoso, que é irmão da mulher com quem um irmão de Zaqueu se relacionava, portanto, é uma situação de contexto familiar. Foram feitas as oitivas necessárias para que a gente apurasse tanto a autoria quanto a motivação delitivas e nós representamos ao poder judiciário diante dos elementos produzidos, pela prisão do Daniel, bem como pela busca e apreensão da motocicleta e das roupas utilizadas na data do fato", disse.

Corpo de Zaqueu ficou jogando na entrada de ramal da cerâmica Argentina — Foto: Reprodução/Redes sociais

Corpo de Zaqueu ficou jogando na entrada de ramal da cerâmica Argentina — Foto: Reprodução/Redes sociais

Na manhã desta sexta, a equipe da delegada Beleboni tentou dar cumprimento às medidas judiciais, mas Daniel não foi localizado nem na residência da família - que se mudou do imóvel -, e nem em outro imóvel identificado como sendo da família dele. Por isso, Daniel agora é considerado foragido da Justiça.

Sobre o fato de Daniel ter comparecido à delegacia dias após o crime e não ter sido preso, a delegada fez um esclarecimento. "A oitiva da testemunha é importante para apuração de todas as circunstâncias. E de certa forma a gente entende a revolta da população quando a pessoa é ouvida e não é preso. Mas é importante de fica claro que quando não há prisão em flagrante, a única possibilidade da pessoa ser presa é por decisão judicial. Quando o Daniel veio à delegacia acompanhada do advogado, não tinha contra ele um mandado de prisão e já havia passado o flagrante", disse Beleboni.

Apesar de ter se apresentado na Seccional, Daniel se manteve em silêncio. Mas os depoimentos de cerca de 15 pessoas e mais as provas levantadas nas investigações levaram ao pedido de pedido de prisão e à decretação pela Justiça.

"Nós apuramos que o motivo do crime foi uma briga entre vítima e suspeito na noite de Natal, por causa dos irmãos que mantinham um relacionamento amoroso. O crime foi praticado por motivo torpe, uma vingança de maneira premeditada e com utilização de recurso que impossibilitou a defesa do ofendido", observou Beleboni.

De acordo com a delegada, não há indícios de que Daniel tenha saído da cidade, por isso a polícia pede a ajuda da população com informações que possam levar ao paradeiro do suspeito para que ele seja preso.

Nos próximo dias, assim que forem concluídas as diligências do caso, o inquérito será encaminhado ao poder judiciário para o início da ação penal contra Daniel de Jesus Cardoso.

BLOG DO XAROPE VIA G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.