sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Alter do Chão promove ato 'Julieta para sempre' em homenagem à artista venezuelana morta interior no estado do Amazonas

















Além de homenagear a memória de Julieta Hernández, o ato quer chamar a atenção da sociedade para dizer não à violência contra as mulheres.Artistas circenses e moradores da vila de Alter do Chão, distante 37km da zona urbana de Santarém, oeste do Pará, realizam nesta sexta-feira, um ato em homenagem à memória da artista venezuelana Julieta Hernández, que foi morta com requintes de crueldade por um casal no município de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas, no dia 23 de dezembro de 2023.
A programação, que inicia às 18h, na Praça Sete de Setembro, em frente à Igreja Nossa Senhora da Saúde, com a participação de palhaços, outros artistas e público em geral, além de prestar homenagem à Julieta, quer chamar a atenção da sociedade para dizer não à violência contra as mulheres.
Julieta, que se apresentava como artista circense dando vida à palhaça Miss Jujuba, e como cicloviajante, morou em Alter do Chão por cinco meses do ano passado, deixando a vila balneária em sua bicicleta em setembro. Em Alter do Chão, Julieta fez grandes amigos, cativou as crianças e a comunidade com seu jeito alegre, humilde e irreverente, e o espírito aventureiro.
Uma das amizades que Julieta Hernández fez em Alter do Chão, foi com a também artista circense Juliana Balsalobre, a palhada "Bifi" da dupla Las Cabaças. As lembranças que Juliana guarda da amiga venezuelana são as melhores.
"Ela era uma pessoa extremamente deliciosa de estar perto, dessas pessoas que são pura leveza, um estado de alma diferenciado, que acho que é o estado de alma que tem os itinerantes, parece que é um outro lugar que habita. Uma amiga falou isso e eu acho mesmo que é quase como se fosse uma entidade essa pessoa, Julieta, que caminhava com a sua bicicleta e os seus sonhos dentro dela, que era sua palhaça, Miss Jujuba, que ela gostava tanto e se sentia tão feliz de fazer, que era o seu instrumento venezuelano, que ela fazia questão de andar com ele", relembrou Juliana.
Veja a programação
18h - Abertura: O Vazio (Resp. Comissão Organizadora) - com entrada dos palhaços de várias partes da praça;
Música Julieta
Exibição vídeo Julieta e Jujuba para Sempre
Primeiro bloco de música para início da confecção do painel interativo, que será construído com a participação das pessoas presentes. Todos serão convidados a fazer sua arte usando as tintas que serão disponibilizadas.
Saída da 'cicleciata' que fará o percurso até o CAT e retorna para a praça.
Primeira rodada de microfone aberto para 3 falas de, no máximo, 3 minutos por pessoa.
Segundo bloco de música
Chegada da cicleciata
Segunda rodada de microfone aberto para 3 falas de, no máximo, 3 minutos por pessoa.
Esquete Julieta cicloviajante e palhaça, que será apresentado por Gutier, e entrada de todos artistas circenses apresentado simultaneamente sua arte.
Roda de carimbó
Leitura da Carta de Julieta
Música Julieta
Encerramento com painel confeccionado pelo público, para foto final com todas as pessoas com Nariz de Palhaço simbolizado a arte circense.
Segundo a coordenação, haverá distribuição de jujuba, balões redondos amarelos, bolha de sabão e flores de balão tripinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.