O chef paraense Saulo Jennings, natural de Santarém, oeste do Pará, ganhou repercussão internacional após recusar cozinhar para o príncipe William durante o prêmio ambiental Earthshot, que será realizado no próximo dia 5 de novembro, no Rio de Janeiro.
Jennings afirmou ter deixado o convite porque o evento teria solicitado um menu totalmente vegano, o que, segundo ele, contraria sua proposta de valorizar os ingredientes da Amazônia, como os peixes de manejo sustentável.
“A gente tem que valorizar tudo que a floresta nos dá na sua hora e na sua quantidade”, declarou o chef.
A notícia ganhou destaque em portais como BBC Brasil, CNN, Terra e veículos internacionais, que o chamaram de “embaixador da culinária amazônica”.
A organização do evento, porém, não confirmou o pedido de menu vegano, apenas que o jantar seria vegetariano, como ocorre em todas as edições do prêmio.
O Earthshot Prize, criado pelo príncipe William, distribui prêmios de 1 milhão de libras (cerca de R$ 7,1 milhões) para soluções ambientais inovadoras.
Esta será a primeira vez que a cerimônia acontece no Brasil, poucos dias antes da COP30, em Belém.
A recusa de Saulo abriu debate sobre sustentabilidade e respeito à cultura alimentar amazônica, e reforçou o papel do Pará no cenário gastronômico mundial.
Fonte : Giro Portal
Por Redação Blog do Xarope

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.