quinta-feira, 6 de novembro de 2025

ACCORLEVA INOVAÇÃO A HOTÉIS EM BELÉM E LANÇA CARDÁPIO COM CÁLCULO DA PEGADA DE CARBONO DOS PRATOS DURANTE A COP30

A Accor, líder mundial em hospitalidade, acaba de lançar em Belém (PA) um projeto inovador para informar os clientes sobre a pegada de carbono de cada prato servido em seus restaurantes.

A ação, desenvolvida em parceria com a startup francesa Fullsoon, estreia nos oito hotéis da rede na cidade: Grand Mercure Belém do Pará, Mercure Belém Boulevard, ibis Styles Belém Batista Campos, ibis Styles Belém do Pará, ibis Styles Belém Hangar, ibis Styles Belém Nazaré, ibis Belém Aeroporto e ibis budget Belém.
A iniciativa utiliza inteligência artificial para calcular o ciclo de vida dos ingredientes que compõem as receitas, da produção ao preparo, e apresenta de forma visual a quantidade de CO₂ gerada por porção, utilizando cinco selos que indicam diferentes faixas de emissão: verde (menos de 500 g), verde claro (500 g a 1 kg), laranja (1 kg a 2 kg), vermelho claro (2 kg a 3 kg) e vermelho escuro (mais de 3 kg). Os selos são exibidos nas placas do buffet, ao lado do nome de cada item, buscando incentivar os clientes a fazer escolhas mais conscientes.
Além disso, a plataforma oferece insights detalhados sobre os ingredientes, permitindo que os chefs das unidades ajustem receitas e criem opções de baixo carbono.
“Implementar esse projeto em Belém, cidade-sede da COP30, maior evento mundial sobre sustentabilidade, reforça nosso compromisso com práticas conscientes.
Queremos que nossos hóspedes tenham a oportunidade de fazer escolhas mais responsáveis, sem abrir mão do prazer de uma boa refeição”, afirma Antonietta Varlese, Sênior Vice-Presidente de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais Accor Américas.
Além de orientar os hóspedes, a tecnologia oferece dados aos chefs, permitindo o redesenho de receitas e o desenvolvimento de novas opções de baixo carbono.
O projeto já havia sido testado com sucesso no restaurante GREEM, do Novotel São Paulo Morumbi, e agora ganha escala durante o maior evento climático do mundo.
A parceria com o Fullsoon reforça os pilares globais da marca, voltados à promoção de práticas responsáveis e experiências gastronômicas conscientes.
Por meio da sua Política da Boa Alimentação, que estabelece sete metas até 2030, incluindo a oferta de 25% de pratos vegetarianos ou à base de vegetais, receitas de baixo carbono e incentivo a fornecedores locais e produtos sazonais, a empresa busca transformar a relação da hotelaria com a comida, priorizando saúde, bem-estar e sustentabilidade ambiental.
Como parte do avanço na agenda de sustentabilidade da rede, sete unidades em Belém conquistaram recentemente a certificação internacional Green Key, que reconhece a adoção consistente de práticas ecoeficientes.
Além disso, as equipes dos hotéis participaram do Treinamento EscolhaVeg, operado pela ONG Mercy for Animals, que capacitou cozinheiros e gerentes sobre técnicas de culinária plant-based e iniciativas de promoção de pratos 100% vegetais, fortalecendo a oferta de refeições saudáveis e de baixo impacto ambiental nos restaurantes da rede. 
Entre as receitas ensinadas pela chef Petra Marron, destacaram-se o fettuccine ao molho pomodoro, ricota de ervas amazônicas e um bolo de chocolate com cumaru, fruta típica da região.
Para Esther Rolim, especialista em políticas alimentares do EscolhaVeg, a parceria com a Accor, que vai além da COP 30, reforça o papel estratégico das empresas na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis.
“Iniciativas como essa, que ganham mais alcance neste ano em Belém, mostram o poder de influência do setor privado na promoção de uma alimentação mais saudável e de baixo impacto ambiental”, destaca.
Fonte: Accor / O Quarto Poder 
Por Redação Blog do Xarope

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.