A Participação de várias empresas permitiu a realização de entrevistas no local, viabilizando o processo de ingresso ao mercado de forma eficiente
| O Feirão foi realizado no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania |
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) promoveu, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), no bairro do Marco, em Belém, na sexta-feira (28), o Feirão de Empregos para PCDs (pessoas com deficiência).
A iniciativa reuniu trabalhadores que buscam oportunidades no mercado de trabalho, além de qualificação e emissão de documentos essenciais para quem pretende ter sua autonomia financeira assegurada.
O evento priorizou pessoas com deficiência, promovendo acolhimento e suporte por meio da oferta de vagas e orientações na área da empregabilidade em diversos setores, como Serviços e Gastronomia.
A mobilização reuniu empresas parceiras no local, reforçando o compromisso do Estado com políticas públicas de maior integração.
Cerca de 120 pessoas receberam atendimento exclusivo do Sistema Nacional de Emprego (Sine), entre cadastro para vagas, encaminhamentos para entrevistas de emprego e emissão de carteira de trabalho.
“A gente está oportunizando mais uma vez o Feirão, aproveitando esse período de fim de ano, em que as empresas costumam ofertar um número maior de vagas.
| Quem foi ao CIIR também colocou as vacinas em dia, com a parceria da Sespa |
Hoje estamos com a participação de 10 a 12 empresas, oferecendo entre 40 e 50 oportunidades imediatas para os nossos usuários”, informou o coordenador do CIIC, Felipe Bordalo.
Documentos - Além da intermediação de vagas via Sine, os participantes tiveram acesso à emissão de documentos, incluindo certidão de nascimento, Registro Geral (RG) e regularização civil — mediante apresentação de cópias e originais.
Várias entrevistas de emprego foram realizadas por empresas no local, viabilizando o processo de ingresso ao mercado de forma eficiente.
Igualdade - O Feirão de Empregos para PCDs tem um impacto extremamente positivo e fomenta a geração de emprego e renda para todos, possibilitando que estes usuários sejam beneficiados de forma igualitária, ressaltou Ewerton Menezes, que compareceu ao CIIC em busca de uma vaga.
“Esses espaços são importantes porque evitam que o trabalhador com deficiência tenha que procurar sozinho e sem direcionamento, já que muitas vezes não sabe onde existem vagas destinadas à cota.
Feirões como este, e os grupos de comunicação, tornam o processo mais acessível, ágil e eficaz.
Vacinação - Por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a programação também incluiu a oferta de vacinação, com doses contra tétano, tríplice viral e febre amarela, garantindo saúde preventiva a todos.
“Eu vim hoje em busca de uma oportunidade, e fiquei muito satisfeita com o que encontrei.
É bom ver tantas empresas reunidas em um só lugar, porque isso aproxima a gente do emprego e agiliza o processo.
Muitas vezes a gente entrega currículo e não recebe retorno, mas aqui a conversa é direta, olho no olho, e isso faz diferença.
Fiquei feliz em participar de uma ação que junta oportunidade e saúde no mesmo espaço.
A gente já sai com encaminhamento para emprego, orientações e ainda com a vacina em dia”, ressaltou Isabella Santos.
O público encontrou atendimento humanizado, encaminhamento profissional e suporte integrado para ampliar oportunidades, além de uma feira organizada por empreendedores, que fortalece trajetórias de trabalho e renda.
“A iniciativa reforça o papel do Governo do Pará, por meio da Seaster e CIIC, como ponto estratégico de inclusão social no Estado, aproximando serviços, assegurando políticas totalmente inclusivas, garantindo que mais pessoas tenham acesso a novas perspectivas de desenvolvimento profissional e pessoal”, enfatizou Inocencio Gasparim, titular da Seaster.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.