sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

DEPRESSÃO E TRANSTORNO DE ANSIEDADE : PESQUISA NACIONAL REVELA IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE POLICIAIS PENAIS DO ACRE

Um levantamento nacional sobre a saúde física e mental dos servidores do sistema penitenciário brasileiro acendeu um alerta para as condições de trabalho da categoria e trouxe um recorte importante do Acre, onde cerca de 200 policiais penais participaram da pesquisa, respondendo aos questionários aplicados entre 2022 e 2024. 
O estudo aponta que 10,7% dos profissionais no país já receberam diagnóstico de depressão.
Os dados fazem parte da pesquisa “Cenários da Saúde Física e Mental dos Servidores do Sistema Penitenciário Brasileiro”, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 
Ao todo, o levantamento ouviu 22,7 mil profissionais em todo o Brasil, incluindo policiais penais que atuam nas unidades prisionais acreanas.
Além da depressão, o estudo revelou que 20,6% dos servidores relataram diagnóstico de transtorno de ansiedade, enquanto 4,2% afirmaram sofrer de transtorno de pânico. 
Segundo os organizadores, os números refletem os desafios enfrentados diariamente pela categoria, marcada por rotina intensa, pressão constante e elevadas exigências físicas e emocionais.
Apesar do cenário preocupante, a pesquisa também indica que parte dos servidores mantém uma relação positiva com o trabalho. 
No país, 15,9% se dizem muito satisfeitos com a profissão e 59,3% afirmam estar satisfeitos com as atividades que exercem. 
Ainda assim, a sensação de falta de reconhecimento é predominante: 50,7% avaliam que a sociedade raramente reconhece a importância do trabalho, enquanto 33% afirmam nunca se sentirem valorizados.
Fonte : Notícias da Hora 
Blog do Xarope via Notícias da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.