segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

EM 2025, HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO MARAJÓ ULTRAPASSA 326 MIL ATENDIMENTOS

Unidade do Governo do Pará oferece serviços em várias especialidades, conquistando 99,47% de aprovação de seus usuários
População tem acesso a várias especialidades no HRPM
Referência em média e alta complexidade, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, atende mais de 340 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS). 
Com ampla oferta de especialidades médicas e serviços assistenciais, a unidade celebra, em 2025, mais de 326 mil atendimentos prestados à população marajoara e 99,47% de aprovação de seus usuários, reforçando seu papel essencial na rede pública de saúde.
No balanço deste ano, destacam-se 5.828 atendimentos na Urgência e Emergência; 4.337 cirurgias; 43.715 consultas ambulatoriais; 196.316 exames; 27.077 sessões de fisioterapia; 5.863 atendimentos de fonoaudiologia; 5.848 sessões de hemodiálise; 4.234 internações; 511 partos; 4.583 atendimentos em psicologia; 11.226 atendimentos do serviço social; 1.758 transfusões e 15.369 atendimentos de nutrição. 
Esses resultados reforçam o compromisso da instituição com a assistência integral, qualificada e humanizada à população.
Vínculos - Além de garantir atendimento seguro e de qualidade, a unidade hospitalar atua continuamente para fortalecer o acolhimento e a humanização. 
Ao longo do ano, o Regional do Marajó promoveu eventos, ações educativas, campanhas e atividades voltadas a usuários, acompanhantes e profissionais, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e fortalecendo vínculos de cuidado. 
Esse trabalho garantiu o alto índice de satisfação dos usuários de 99,47%.
A estudante Josiele de Souza Pantoja, 25 anos, compartilhou sua gratidão pelo acolhimento recebido. 
“Aqui eu me sinto acolhida e confio na equipe. 
Acho bom, me sinto tão bem porque todos conversam comigo. 
O serviço é ótimo. 
A equipe de Enfermagem é excelente. 
Sou bem tratada e cuidada”, afirmou a paciente, que realiza o tratamento há mais de dois anos e destaca o vínculo de confiança construído com os profissionais de saúde.
Ampliação - O HRPM deu um importante passo para fortalecer a assistência em Nefrologia no arquipélago marajoara com a ampliação de 14 vagas para hemodiálise ambulatorial. 
A iniciativa permitirá ampliar o número de sessões, atender mais pacientes com segurança e reduzir deslocamentos para outras regiões, garantindo mais acesso e qualidade no tratamento renal crônico.
O empenho da unidade alcança reconhecimento nacional. 
O Hospital Regional do Marajó mantém a certificação de Acreditado Pleno (Nível 2) pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), atestando excelência na gestão integrada e na segurança do paciente. 
A unidade também é detentora do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), devido ao controle das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
O Hospital também conta com o selo nacional Green Kitchen (Cozinha Verde), que reconhece a qualidade e sustentabilidade da alimentação servida a pacientes, acompanhantes e profissionais. 
A unidade também conquistou o “Selo Segurança do Paciente/2025”, concedido pela Epimed Solutions, em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). 
A certificação reconhece instituições que adotam e fortalecem boas práticas na gestão de incidentes, promovendo melhorias contínuas na assistência e elevando a qualidade dos serviços prestados à população.
Sustentabilidade - O Hospital Regional Público do Marajó integra o grupo de seis unidades da rede de saúde do Governo do Pará, gerenciadas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que se destacam pela adoção de fontes de energia renovável, como solar e eólica, que operam em conjunto com as centrais hidrelétricas, contribuindo para a redução significativa da emissão de gases de efeito estufa.
Com a transição energética, o HRPM garantiu a certificação internacional Renewable Energy Certificate I-REC (de energia renovável), que atesta a origem da energia limpa, também conhecida como Energia Verde.
O HRPM mantém a maior horta hospitalar isenta de agrotóxicos da rede de unidades de saúde pública do Estado, com uma área de 180 metros quadrados, que inclui cultivo hidropônico, uma técnica sem uso de solo, baseada em solução nutritiva.
O "Projeto Horta Hospitalar" conquistou reconhecimento nacional ao receber o "Prêmio Amigo do Meio Ambiente", concedido pela Secretariada Saúde do Estado de São Paulo, que valoriza iniciativas socioambientais em unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).
O Hospital também aderiu ao Projeto “Pequenos Guardiões”, desenvolvido pela SIA Ambiental, empresa responsável pela consultoria do INDSH nessa área. 
O “Pequenos Guardiões” promove a interação entre o Hospital, a comunidade e as escolas, levando orientações sobre preservação ambiental, responsabilidade social e saúde. 
Além de conscientizar as crianças, a iniciativa estimula o recolhimento de materiais recicláveis, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta.
Serviço: Hospital Regional Público do Marajó - Avenida Rio Branco, nº 1.266, Bairro Centro, Breves (PA). Fone: (91) 3783-2105.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.