quinta-feira, 21 de julho de 2011

ITAITUBA ESTA EM FESTA COM A REALIZAÇÃO DO III FESTIVAL DO CACAU
A Prefeitura Municipal de Itaituba, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRA) apóia as comunidades Alto Paraíso, Bom Jesus, Cristo Rei, Monte Dourado, Monte Moriah, Perpétuo Socorro, Santa Luzia, São Sebastião e São Raimundo que promovem nos dias 30 e 31 de julho o “III Festival do Cacau”, na comunidade Monte Dourado, sentido vicinal do Cacau.
Programação:
Sábado (30/07): estão previstas palestras sobre a técnica de criação de peixes, abelhas e adubação para o plantio de cacau, além do manejo  de aves, plantio de pupunha e indução de sacarose. 
Para o domingo (31/07): a partir das 8 horas haverá Torneio de Futebol, apresentação de danças de carimbó, ‘Boi Bumbá’, comidas regionais, o Concurso de Miss Cacau, além de apresentação dos shows do Furacão do Forró e Armando Sarayva.
Em 2003, um Seminário Municipal realizado para debater e propor ações para fortalecer a agricultura familiar de Itaituba, reuniu mais de 1.200 agricultores que aceitaram a proposta de ter o cacau como fruto de subsidio rentável.
Na vicinal do cacau, especialmente na Comunidade Perpetúo Socorro, um desses viveiros foi construído através de um arranjo institucional que envolveu a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRA) e as comunidades Monte Moriah e Monte Dourado. Esta parceria, também, possibilitou a produção mais de 50 mil mudas de cacaueiros e 5 mil mudas de magno. Hoje, 2011, a vicinal já possui mais de 500 mil pés de cacaueiros plantados, das quais 100 mil estão em produção.
A realização do I Festival do Cacau foi nos dias 24 e 25 de julho de 2009, no barracão Comunitário da Comunidade Monte Dourado, com as presenças de vários seguimentos da sociedade local entre eles do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Associações Comunitárias, Empresários, estudantes e Técnicos da EMATER, CEPLAC, SAGRI, SEPAq, SEBRAE, ADEPARÁ, SEMAGRA, etc. Portanto, nesta ocasião começou-se a discutir a mudança de nome da Vicinal Do Brabo - para Vicinal Do Cacau, o que mobilizou também, lideranças locais a aprofundarem outros temas de relevância e interesse das comunidades daquelas proximidades
O JARDIM AEROPORTO VAI GANHAR UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Graças a uma parceria feita com Governo Federal e o município de Itaituba, durante a gestão do Prefeito Valmir Climaco, os investimentos nas obras de infraestrutura das escolas municipais aumentaram significativamente. No bairro Jardim Aeroporto, do Km 5, está sendo construído o mais novo Centro de Educação Infantil – Pró Infância, tipo B. A obra esta sendo conduzida pela empresa Tupaiu Construção & Serviços LTDA  e está orçada em mais de um milhão de reais. A previsão para entrega da obra é de  210 dias úteis.
 “A educação infantil sempre foi um desafio para governos e famílias, e hoje esse ambiente escolar não é considerado apenas um espaço para a criança brincar, mas sim, um instrumento importante, responsável pela alfabetização e por compreender este contexto não medimos esforços para atender a  solicitação da comunidade do Km-05” reconhece o prefeito municipal.
INFORME: PREFEITURA ATRAVÉS DA SEMAP HOMENAGEIA GARIMPEIROS
O Prefeito Municipal de Itaituba Valmir Climaco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Produção – SEMMAP realizará no dia 22 de julho de 2011 uma homenagem aos Garimpeiros regionais na Sala Verde da referida secretaria, objetivando  homenagear a data alusiva ao Dia Nacional do Garimpeiro, nacionalmente comemorada dia 21 de Julho, para parabenizar aqueles que mais contribuíram com a história da cidade “Pepita” – Itaituba, cuja origem do nome é Tupi, significando "lugar de muitos pedregulhos".
 Fonte:
Amanda Lago (93) 9128-0176 – comunicação@itaituba.pa.gov.br ;
Assessora de Comunicação da PMI
ASCOM – 3518-3029 Ramal: 232
Fotos: Shalon.

Um comentário:

  1. o que e induçaõ de sacarose alguem me responda sou produtor e isto me interessa

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.