quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O Pará do NÂO, que vergonha!

Metade da população de Belém mora precariamente

Metade da população de Belém mora precariamente (Foto: Thiago Araújo)
Mais de 1,1 milhão de pessoas moram em situação precária na Região Metropolitana de Belém, de acordo com pesquisa divulgada hoje (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número corresponde a 53,9% dos habitantes da Região Metropolitana.
O Censo Demográfico 2010 traça o perfil dos chamados aglomerados subnormais, como são denominados pelo instituto os assentamentos irregulares conhecidos como favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos, palafitas, entre outros.
Na pesquisa, o Pará é apontado como um dos estados da Região Norte com menores percentuais de domicílios adequados para moradia em relação a saneamento básico e energia elétrica. Em grande parte dos municípios, o Censo do IBGE mostra que os aglomerados subnormais se formaram em áreas ribeirinhas, sujeitas a inundações periódicas.
O instituto esse tipo de levantamento desde 1991, mas este ano utilizou imagens de satélite de alta resolução para atualizar essas áreas. Ao todo, foram identificados 6.329 aglomerados subnormais, em 323 municípios do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.