quarta-feira, 16 de maio de 2012

Flona do Tapajós

Aprovada medida que retira povo de Aveiro da reserva

 
 Vitoria Histórica para o POVO DE AVEIRO. MP 558 Acaba de ser aprovada na câmara dos deputados.

Acaba de ser aprovado na câmara dos deputados a MP 558 que regulamenta a retirada da sede do município de Aveiro de dentro do Parque Flona do Tapajos. Uma vitoria histórica que representa hoje a carta de euforia do povo Aveirense.
Ranilson com o deputado Hilton Aguiar
Com 230 anos de fundação, a cidade de Aveiro, na região do Médio-Tapajós, tem uma história com muitas particularidades. Com população de pouco mais de 15.200 habitantes e área territorial de 17.158 quilômetros quadrados, a cidade foi fundada em 1781, e se manteve na condição de aldeia de pescadores por mais de vinte anos, até ser considerada ponto estratégico na manutenção das fronteiras internacionais do país. Aveiro também funcionou como um tipo de entreposto de mercadorias, entre Santarém e a região do Alto-Tapajós. Mas a importância da cidade se limitava a essas duas condições, até a primeira metade da década de 1970, quando, por um decreto presidencial, foi criada a Floresta Nacional do Tapajós, com uma área de 545 mil hectares, que, além de Aveiro, ocupou parte do território de Belterra, Placas e Rurópolis. Estava determinado que a cidade não poderia crescer; sequer estabelecer um plano de governo que permitisse à Prefeitura fazer maiores investimentos em infra-estrutura ou no setor produtivo rural. Por mais de trinta anos, se buscou meios de modificar os limites da Flona e excluir a área territorial do município, mesmo que fossem só a sede e os principais distritos. 

Ranilson com Dudimar e joão Paxiúba
Mas isso chegou ao fim no terminado da tarde de hoje 15/05/2012 com a aprovação na camarada dos deputados da MP 558 uma nova data que deve ser considerada nos livros de Historia, e um novo marco para a população de Aveiro . Enumerada como a prioridade nº 1 de sua gestão: regularizar a légua patrimonial da área urbana de Aveiro. O prefeito Ranilson do Prado acompanhou de perto em Brasilia e por telefone agora a pouco confirmou a aprovação da PEC. 
Emocionado o Prefeito Agradeceu ao total apoio e ajuda que recebeu do Senhor Fabio Carvalho, gerente regional da flona atraves do ICMBIO, ao Prefeito Valmir Climaco por toda Solidariedade e companheirismo nessa empreitada e ao apoio fundamental dos deputados Federais Deputado Federal Zé Geraldo, Deputado Federal Dudimar Paxiuba amigo e companheiro, Deputado Federal Lira Maia, Deputado Estadual José Megalle, Deputado Estadual Hilton Aguir que sempre dedicou total atenção aos problemas de aveiro e que juntos buscaram acelerar a tramitação do projeto que retirou do “engessamento” da flona Tapajós o Municipio de Aveiro.
A medida deverá contemplar cerca de 4 mil moradores diretos e, melhor, “desengessar”, o município, que estava encravado em plena área de preservação ambiental (Flona do Tapajós).
- Não sou contra a reserva. Defendo, inclusive, que parte do município continue dentro dela. O que não concordo é que não se possa criar projetos de saneamento e nem firma convenhos, nem ao menos um hotel na cidade, para apoio e infraestrutura turística de Aveiro, por conta da situação que viviamos – declarou o Prefeito Ranilson.
- Ocorrendo isso, Aveiro estará assistindo à abolição de sua escravatura ao verde e a volta da esperança em dias melhores – opinou. O deputado Estadual Hilton Aguiar.
Para quem pensava que conquistas como essas eram impossíveis ai está mais uma vitoria de um governo compromissado com o povo, agora todos poderão ter suas propriedades escrituradas, com direito à busca por financiamento e outros benefícios, e que o município possa fazer as ações nescessarias para o desenvolvimento de nosso município, que antes, eram inalcançáveis. No máximo, elas possuíam título aquisitivo, o que não dava plenos direitos limitados de posse. 
Agora, as ruas de Aveiro poderão ser melhor planejadas. “A cidade tem tudo para crescer, sem as restrições impostas pela unidade de conservação”, diz o prefeito Ranilson Prado. E a gestão municipal já tem outros projetos preparados para aproveitar essa nova fase da administração. 
Por telefone o deputado federal Dudimar Paxiúba falou da importancia da aprovação, e lenbrou que toda luta tem o final vitorioso, ele lembrou que além dele o ex-deputado Nicias ribeiro também esteve junto.

Um comentário:

  1. oi xarpinho, quero que vc divulgue essa materia.Prefeito Ranilson do prado (aveiro),vc é muito cara de pau vc não tem dignidade nem para pagar seus funcionarios quanto mais liberar mediada provisoria, tenha vergonha na cara não roube a cena dizendo que vc liberou as terras de aveiro. Porque é uma emenda do Deputado Zé Geraldo do PT, Vitória é esta do PT regional que desde de o governomunicipal anterior lutou pra isso quando o pt era vice.Portanto não venha com enganação com povo aveirense vc não tem esse mérito.Vc mente tanto que no dia do aniversario de aveiro vc subiu no palanque e disse que tinha liberado 25 mil hequitare de terra, vc é pior prefeito que passou por aqui, aquele que derrubou as construções que estavam prontas e agora gasta dinheiro da prefeitura pra levantares e fica dizendo que sta construindo.Até hoje tem servidor que ainda não recebeu salarios porque?ta querendo tampar o sol com a peneira, pra que tanto servidor contratado se a prefeitura não vai ter condições de pagar, ai vc fica tirando salario do servidor para se beneficiar. tem funcionarios no spc porque vc não esta fazendo o repasse pros bancos porque ? o que esta fazendo com os dinheiros desse povo que ganha pouco. provalvemente quando vc sair a prefeitura vai ficar sucateada. Digo vai ficar um rombo muito grande.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.