segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Novo Bispo

Santarém recebe italiano Dom Flávio Giovanalle

Novo bispo de Santarém é empossadoO novo líder da igreja católica em Santarém é italiano, tem 58 anos, e há 15 exerce o ministério episcopal. Ele vem da diocese de Abaetetuba, que tem como padroeira Imaculada Conceição.


O italiano Dom Flávio Giovenalle, 58 anos, assume a diocese Santarém - O novo bispo da diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenalle, tomou posse na manhã deste domingo (16) em missa realizada na igreja São Francisco de Assis.
Participaram da missa autoridades políticas da cidade e lideranças de outras paróquias de Santarém e região. A celebração foi presidida em conjunto pelo padre Luis Pinto, que foi administrador da diocese de Santarém, enquanto o novo bispo não havia chegado; e o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que foi o responsável em passar oficialmente o comando da diocese santarena ao novo bispo.
Apesar da chuva desta manhã, fieis católico lotaram a igreja e receberam o líder religioso com faixas e cartazes.
Recepção
O bispo chegou a Santarém na tarde de sábado (15), sendo recepcionado pela população católica. Do aeroporto, o bispo foi direto para a carreata de recepção, que percorreu a Rodovia Fernando Guilhon, passando em frente a várias igrejas da diocese, onde era saudado pelo público. Na igreja de São Francisco de Assis, ele recebeu a saudação da comunidade.
Na chegada a catedral, Dom Flávio cumprimentou as pessoas, beijou as crianças e abraçou os idosos. Foi recebido com muita alegria e retribuiu o carinho do povo, demonstrando carisma e humildade. Foi saudado pelas autoridades civis e militares e o pelo Conselho de Padres da diocese, cujos membros participaram do ato de acolhimento.


Após a festiva recepção, o bispo deu a primeira benção ao povo católico e na coletiva a imprensa falou dos compromissos da igreja católica, na evangelização da Amazônia.

“Como igreja do Brasil dizer que nós escolhemos como prioridade, uma preocupação que vem em primeiro lugar de outras, a evangelização na Amazônia. Evangelização que é integral”, declarou o bispo de Santarém, Dom Flávio Giovenalle.


O novo bispo
Dom Flávio Giovenale foi eleito bispo da diocese de Santarém pelo Papa Bento XVI, no dia 19 de setembro. Santarém estava sem o líder da igreja católica desde março deste ano, quando Dom Esmeraldo Barreto de Farias foi assumir a arquidiocese de Porto Velho.

O novo líder da igreja católica em Santarém é italiano, tem 58 anos, e há 15 exerce o ministério episcopal. Ele vem da diocese de Abaetetuba, que tem como padroeira Imaculada Conceição.

Atualmente, ocupa o cargo de presidente da Cáritas Brasileira, entidade que trabalha em defesa e promoção de direitos, incidência e controle social de políticas públicas, construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável.

O bispo de Abaetetuba é sacerdote católico da ordem dos salesianos, originário da cidade de Murello, na Itália, nascido no dia 6 de maio de 1954. Estudou filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia em Lorena, São Paulo, entre os anos de 1975 e 1976 e teologia no Instituto Teológico Pio XI, também em São Paulo, entre 1978 e 1981. Pós graduou-se na Universitá Pontificia Salesiana em Roma (1984-1985). Declarou seus votos religiosos em 8 de setembro de 1971 e sua ordenação Presbiteral ocorreu em 20 de dezembro de 1981 em Murello. Foi ordenado bispo em 8 de dezembro de 1997 assumindo a diocese de Abaetetuba.

Redação Notapajos com informações de Armando Carvalho e Daniele Gambô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.