segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pequena Mineração Responsável é discutida na UFOPA

Buscar o desenvolvimento de modelo de arranjo produtivo e sustentável para o setor da mineração na região do Tapajós. Esse foi o objetivo do encontro do Grupo de Trabalho para o ordenamento da mineração, realizado na sexta-feira, dia 14, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Criado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM), vinculada à Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, o Grupo Tapajós reuniu instituições de ensino, como a Universidade de São Paulo (USP) e a UFOPA, a fim de construir agenda para o aprimoramento das atividades na Província Aurífera do Tapajós.
Duas propostas desenvolvidas no Núcleo de Apoio à Pequena Mineração Responsável, da USP, foram apresentadas pelo professor Giorgio de Tomi, diretor do núcleo. Elas contemplam uma mina modelo livre de mercúrio, com protótipos de mina, usina, produtos e rejeitos, e ainda um centro de treinamento para pequenos mineradores da Província Aurífera do Tapajós.
De acordo com Maria Amélia Enriquez, secretária-adjunta da SEICOM, a ideia é somar esforços interinstitucionais para a implantação do projeto Pequena Mineração Responsável. “Hoje nós nos reunimos com o objetivo de definir uma agenda que deverá ser implantada durante dois anos”, explica a secretária.
A UFOPA, por meio do Parque de Tecnologia do Tapajós, será parceira na implantação do projeto e deverá fornecer estudos e recursos humanos para a execução das atividades planejadas. “Iremos atuar diretamente nas áreas onde ocorrem as atividades de pequena lavra mineral, com o intuito de internalizar, nos pequenos mineradores, o conceito de mineração sustentável”, ressalta o Pró-Reitor de Planejamento Institucional, Aldo Queiroz.
Também participaram da reunião Claudio Scliar, assessor especial da Reitoria da UFOPA; Patricia Chaves, diretora do Parque de Tecnologia do Tapajós; José Ferreira Leal, pesquisador do CNPq; Marjorie Neves (SEICOM); e os professores pesquisadores no âmbito da mineração, Bernhard Gregor Peregovich (UFOPA), Alexandre Passos (USP) e Gonzalo Enriquez (SEDIP/UFPA).

Talita Baena – Comunicação/UFOPA
17/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.