terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Polícia orienta sobre golpes em caixas eletrônicos

Um dos golpes mais usados pelos criminosos em caixas eletrônicos, o chamado “chupa-cabra”, que consiste em uma placa acoplada à tela do monitor do terminal, cuja função é copiar as informações do cartão e reter o dinheiro sacado para depois ser recolhido pelos criminosos, pode fazer mais de 500 vítimas em apenas um dia.

Quem quase foi vítima do golpe foi o publicitário Antônio Carvalho, de 34 anos, morador de Belém. Ele entrou em contato com o DOL após tentar depositar em um caixa eletrônico localizado na avenida Braz de Aguiar, no bairro de Nazaré, para alertar o perigo.
Ao colocar o envelope na máquina, ele percebeu que o papel entrava com dificuldade na máquina, que acabou retendo o dinheiro. “Fui examinar o buraco e encontrei o aparelho. Inclusive, lembrei de publicações sobre o golpe que eu havia lido no DOL e identifiquei o ‘chupa-cabra’. Se não tivesse lido, acho que não iria saber o que era”, conta.
Ele acionou a polícia e o gerente do banco, que informou que pelo menos cinco pessoas haviam sofrido o golpe naquela agência. O banco ressarciu a vítima.
A delegada Beatriz Silveira, da Delegacia de Repressão à Crimes Tecnológicos (DRCT) da Polícia Civil, conta que os usuários de caixas eletrônicos devem prestar bastante atenção ao usar as máquinas.
“Micro-furos e ranhuras ao redor da tela do caixa eletrônico, compartimento onde se coloca o cartão frouxo e máquinas que costumam dar erro são indícios de aparelhos adulterados”, alerta a delegada.
Ela ainda recomenda que os usuários procurem utilizar preferencialmente os caixas eletrônicos de agências bancárias, com câmeras de segurança e em locais movimentados, para evitar o golpe.
Em 2012, a DRCT prendeu quatro quadrilhas especializadas no golpe, no qual acredita que tenham sido responsáveis por cerca de cinco mil crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.