segunda-feira, 25 de março de 2013

ACOMPANHEM OS TRABALHOS APRESENTADOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM NESTA SEGUNDA-FEIRA


Vereador Silvio Neto: (PSD): Na manhã desta segunda feira o vereador falou na tribuna a respeito do turismo em nosso município, colocou como  exemplo a nossa praia de Alter do Chão e demais locais desta cidade.  Fala ainda do aumento de desemprego. Coloca como sugestão os trabalhos do turismo local  e pede que o governo possa investir neste setor. Relata que existem muitos profissionais que se formam, mas estão desempregados e relaciona que a cidade é um centro turístico, onde muitas pessoas que hoje vivem sem um emprego poderiam ser destacadas para desenvolver trabalhos relacionados nesta área. Ainda explica que o turismo gera benefícios para economia local e que envolve muitos setores.
Vereador Dayan Serique (PPS): Trouxe para tribuna o assunto relacionado ao investimento da Praça da Bíblia, onde as indagações feitas a respeito da verba destinada para esta grande obra, estaria sendo desviado e por conta disso a obra esteve parada. O vereador explica que sua ação para este  questionamento, foi apenas para esclarecer de fato o que estava acontecendo para que a Praça da Bíblia,  ainda não estivesse concluída. Os resultados de suas ações no plenário terminaram de forma positiva, pois agora as obras devem continuar. Afirma ainda que o real papel do Vereador é fiscalizar obras que devem beneficiar toda população, e sobre as noticias relacionadas ao assunto, ele expõem que não está em processo de perseguição por nenhum vereador, mas está nesta casa para defender e buscar a verdade dos fatos.
Vereador Marcílio Cunha (PMN): Apresentou nesta sessão um requerimento relacionado à regulamentação do IPTU progressivo, destinado ao terreno que não apresenta utilidade, e solicita ainda que seja realizado uma identificação dos  terrenos baldios para que seja  realizado o processo de  notificação. No comunicado seria expresso aos donos, que devem realizar investimentos nesses lotes,  para não deixar eles sem utilidade e assim  evitar o acumulo de lixo e mato. Esta é uma maneira de contribuir para diminuição da proliferação do mosquito da dengue.
Vereador Silvio Amorim (PRTB): Relembra que na semana passada participou de um seminário no Tribunal de Contas do município juntamente com o SEBRAE e explica que ficou feliz no âmbito do desenvolvimento de geração e renda para empresas de pequeno e médio porte onde as mesmas não tem preparação para concorrer em uma licitação e este seminário ofertou uma oportunidade para que estes possam se adequar neste processo.

Vereadora Marcela Tolentino (PDT): Nesta segunda justificou sua ausência durante a reunião, realizada na ultima sexta feira, que esclareceu o assunto sobre  a Praça da Bíblia e por sua ausência, ressalta que o Secretário de Infraestrutura visitou seu gabinete e na oportunidade esclareceu  toda situação que envolve este assunto. Explica que todos os vereadores são cobrados pela população e que assim se faz necessário os devidos questionamentos. Conclui que está sendo programada uma visita, para que Comissão de saúde visite o Hospital Regional e observe de perto os problemas da saúde pública neste município.
Vereador Geovani Aguiar (PSC): Falou sobre as irregularidades na questão fundiária de Santarém e solicita que no dia 9 de abril seja discutido através de uma sessão especial, o assunto relacionado à formação de  muitos bairros sem a devida regulamentação habitacional. Devido ao crescimento populacional desta cidade, muitas pessoas não possuem a legalização de seus terrenos, para isso solicita a presença do Secretário de Habitação para que este possa esclarecer o assunto destacado.
Vereador Gerlande Castro (PSD): Explica que no ultimo final de semana participou das ações realizadas no interior pela equipe de governo, onde seu objetivo é ouvir as demandas das comunidades. Alguns itens de caráter de urgência foram solicitados como: Energia elétrica, abastecimento de água e na educação a construção de escolas.  Relatou que no mês de Junho através do investimento do Governo Estadual, a região de Santarém deve ser beneficiada com 5 ambulachas, para atendimentos no interior, mais 4 ambulâncias para atender a  região de Planalto e Eixo forte, além da  instalação de um agência bancária na vila balneária de Alter do Chão e no  Lago Grande.
Vereadora Ana Elvira(PT): Apresenta neste dia  sobre o assunto de violência contra mulher entra com o projeto de resolução para Criação de Procuradoria Parlamentar da mulher. O projeto visa à valorização e a participação das vereadoras visa ainda contribuir para as ações através de campanha e a divulgação de combate principalmente à violência contra as mulheres. E Pede ao líder da bancada do governo que informe quem está desenvolvendo o trabalho de  assessoria política  dos assuntos destinados as  mulheres.
Vereadora Ivete Bastos (PT): apresenta duas moções de pesar as famílias das vitimas, uma de AVC e outra problemas cardíacos no ultimo dia 21 de Março. Fala ainda sobre denuncias relacionadas ao impacto ambiental e extração ilegal de barro nas áreas de várzea, citado como exemplo  no Tapara. Pede para que os órgãos competentes fiscalizem mais,  e solicita respostas para saber se  essas liberações que atuam na exploração de  recursos ambientais estão legalizadas.
Vereador Ronan Liberal Junior (PMDB): Ressalta sobre a importância da atuação política do PMDB que completou no dia 24 de março 47 anos de ação política, e expressa em um texto as diversas atuações do PMDB no Brasil.
Vereador Júnior Tapajós (PMDB): Parabeniza também pela passagem de aniversário do Partido PMDB, fala da visita na região de Lago Grande e os benefícios que a região deve ser agraciada. Relembra que a proposta em 2012 apresentada pelo Vereador José Maria Tapajós, também lutava por investimentos na saúde e em outros setores.  Principalmente para o destino de serviços de saúde, através das ambulanchas nas regiões de rios.  Finaliza  falando  sobre a solicitação da criação de um centro de saúde na Vila Socorro, do Baixo Lago Grande que deve atender muitas comunidades.
Vereador Chiquinho da Umes (PSDB): Entra com o requerimento para que a secretaria competente fiscalize as empresas de  lava jatos existentes na cidade,  porque essas micro e pequenas empresas,  tem gerado transtornos para quem reside as suas proximidades. Após a lavagem de veículos aquela água é despejada diretamente nas ruas. É necessário um planejamento para que não ocorram danos ao município e que eles trabalhem dentro das normalidades legais, e ambientais que o município exige.
Vereador Ney Santana (PSDB): Fala sobre as ações realizadas onde 4 mil atendimentos estiveram disponíveis para população, que mora nessas regiões. Fala sobre a solicitação enviada pelo então vereador Mauricio Correa, que solicitava o serviço de ambulanchas para regiões de rios. Ainda expõem sobre a construção de uma escola de ensino médio no Lago Grande que através da parceria do governo estadual com a secretária de educação deve ser construída.  
Vereador Reginaldo Campos (PSB): Agradece a imprensa e demais vereadores na participação da reunião de trabalho que esclareceu o assunto  sobre a praça de eventos,  conhecida como praça da Bíblia, onde na ultima sexta feira, foi  esclarecido que as obras destinadas para construção desta praça, foram paralisadas,  por conta do repasse que não foi encaminhado para empresa responsável pela obra. Foi explicado ainda,   que a  Caixa Econômica não repassou este beneficio  devido ao processo de transição do governo,  o que gerou também um atraso no repasse  via    Ministério do Turismo.  Ainda Parabeniza o governo através do Secretário de Infraestrutura que esclareceu este assunto deixando transparência dos fatos. Deixa claro para população de Santarém esta recebendo uma obra seria, segura, limpa e transparente e que com certeza no termino desta muitas famílias de Santarém devem ser beneficiadas. Finaliza este primeiro momento declarando que está feliz por ter esclarecido este assunto que foi gerador de polemica, mas que foi necessário este momento para deixar claro sobre a real situação.  Ainda ressalta que lutou para conseguir o recurso destinado para esta praça, no valor de 3 milhões,   onde o benéfico também vai abranger uma parte do asfaltamento da Anysio Chaves.  Termina parabenizando o prefeito de Juruti por assumir a associação dos municípios da Calha Norte que compreende nove municípios.
TRABALHOS APRESENTADOS E APROVADOS PELOS VEREADORES
Silvio Amorim: Requerimento para serviço de iluminação pública  na Marechal Deodoro entre avenida Moaçara e rua  Petrônio Portela localizadas no bairro Floresta.
Recuperação da Via Tupaiu no bairro Matinha.
Recuperação da Rua Castelo Branco entre Gonçalves Dias e rua Beira rio, no bairro Uruará.
Projeto de Lei: Utilidade Pública a associação dos Surdos pais e amigos de Santarém.
Projeto de Lei: Utilidade Pública a Federação de Quadrilhas Juninas do Pará.
Silvio Neto: Requerimento para reposição de tampas dos bueiros e galerias localizadas na Avenida Dom Frederico Costa.
Execução de trabalho de iluminação pública e colocação de lâmpadas na rua Vera Paz, bairro Salé.
Ana Elvira: Apresenta o projeto de resolução para Criação de Procuradoria Parlamentar da mulher.
Paulo Gasolina: Requerimento para implantação de um micro sistema no bairro Vigia na Santarém Curuá- Una. Requerimento para realização do trabalho de implantação de placas informativas nas áreas de praia e balneário informando sobre o combate da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Marcela Tolentino: Requerimento para que seja realizada a operação de Tapa buraco, na Avenida Marechal Rondon entre Curuá-Una e Barão do Rio Branco.
Gerlande Castro: Requerimento para doação de um gerador de energia para comunidade de Piraçãoeura de cima, além de energia elétrica em 3km onde residem aproximadamente 100 famílias.
Abertura de ramal na comunidade de Terra Preta dos Vianas (Lago Grande) à Cachoeira do Aruã (Rio Arapiuns).
Abertura de um ramal com extensão de 5km sendo um perímetro no final da linha do ônibus na comunidade de Igarapé Açu Região do Ituqui.
Ampliação da escola da Comunidade de Igarapé Açu com mais 4 salas de aula sendo uma para laboratório de Informática.
Ronan Liberal: Indicação para criar um centro de socialização e profissionalização de jovens carentes.
Votos de aplausos para nova diretoria da Unimed-Stm.
Requerimento para limpeza geral após o término das chamadas feiras populares, Feira do Produtor  rural de Stm.
Recuperação da Rua Aurora, travessa José Agostinho e Avenida Rosa Passos no bairro Santíssimo.
Moção de felicitação pelos 47 anos do PMDB.
Ivete Bastos: Moção de pesar pela Senhora Maria José Fortes e Erika Sousa Santos, ocorridos no dia 21 de Março.
 Ney Santana: Requerimento para construção de um cais de arrimo na comunidade de Curuaí no Lago Grande.
Requerimento para autorizar a construção de um prédio de grande porte para escola na Vila Curuai no Lago Grande.
Recuperação do ramal da vila Curuai.
Marcilio Cabral: Projeto de Lei que proíbe a venda de cola de sapateiro, redutores, solventes e qualquer outra substância similar para menor de 18anos.
Recuperação de vias no bairro floresta Avenida Maravilha, Vicente Braga, Sergio Hen e Couto Magalhães.
Criação de uma creche no bairro Jaderlândia.
Requerimento para questão do IPTU progressivo no plano diretor, para terrenos ou áreas desocupadas, nos terrenos ou áreas desocupadas  igual ou mais de 1000m2 de extensão.
Indicação para Secretária de Saúde o estudo da possibilidade das farmácias e drogarias afixar a lista de medicamentos genéricos e seus preços.
Viabilizar o serviço de desratização a cada seis meses nos mercados e feira livre de nossa cidade.
Dayan Serique: Recapeamento da rua Rosa Vermelha no perímetro Avenida Afonso Pena até Sergio Hen.
Requerimento para iluminação pública de qualidade na Rua Rosa Vermelha e demais vias as proximidades da FIT e Colégio Teresinha.
Reginaldo Campos:  Moção de aplausos  para diretoria eleita da associação dos municípios da Calha Norte.
Rogelio Cebuliski: Projeto de Lei utilidade pública a associação de moradores do distrito de Boa Esperança
 Geovani Aguiar: Requerimento para recuperação de uma vala localizada na Santos Dumont com a Curuá- Una na esquina do mercado da Prainha.
Sessão especial no dia 9 de Abril para debater a regularização fundiária no município
Luiz Alberto: Requerimento para construção de uma creche municipal no bairro Caranazal
Recuperação de vias: Rua Anápolis, via Agripina de Matos da Plácido de Castro até João XXIII bairro Caranazal.
Moção de felicitação pelos 19 anos do Corpo de Bombeiros.
Chiquinho da Umes: Requerimento para vistoria de Lava Jatos em Santarém pelo escoamento da água para as ruas.
 Recuperação de sistema viário do bairro Jaderlândia e Recuperação da travessa  Sorriso de Maria com Magnolia.
Mauricio Correa: Indicação para que a rodovia Translago  receba o nome  de Frei Gilberto Wood homem que dedicou parte de sua vida para construção desta e outras melhorias para região do Lago Grande.
Sessão especial para o dia 18 de Junho em comemoração aos 100 anos do Colégio Santa Clara.
Recuperação asfaltica, na Avenida Dom Frederico Costa no bairro Prainha.


BOLETIM OFICIAL DO PODER LEGISLATIVO DE SANTARÉM
ASCOM-ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.