quinta-feira, 25 de abril de 2013

As ingrisilhas do xaropada em tempo Real


Ingrisilha TUCANA 

Puta que pariu, parece que AGORA até o ex-secretário de Educação do Estado, e deputado federal Nilson Pinto (PSDB) passou a ser  alvo das ingrisilhas que vem de dentro da própria SEDUC.
Explica-se, é que por passagem por Santarém, a nova secretaria de logística da Secretaria de Educação do Estado, Lucilene Farinha (lene) não mediu seus comentários(palavras) para meter a RIPA contra ele e mais outros ex-funcionários da SEDUC, que hoje não faz parte mais dessa secretaria.
Segundo os xaropadas de plantão, a AGORA e todo poderosa da SEDUC aproveitou uma rápida reunião para dizer que "Nilson Pinto e o ex-secretário de logística conhecido por Waldomárcio eram ladrão, e que de agora em diante, com ela, as coisas vão andar na SEDUC".
Os xaropadas de plantão também garantem como 1+1 é 2 que no momento do cospe fogo de LENE, se encontraram no local a vice-prefeita de Santarém, e irmã do deputado Lira Maia, a professora Maria José, a atual diretora da SEDUC, e ainda um empreiteiro e um fiscal da SEDUC conhecido por Sandro.
Pior, que a forma como Lene agiu deixou alguns diretores TIRIRICA, já que sua postura foi colocada em xeque.
Com a palavra o deputado Nilson Pinto e o ex-diretor de logística conhecido por Waldomárcio.


Ao preço do ouro

Não há precedente registrado na economia do município dos preços absurdos cobrados pelos comerciantes santarenos. Ninguém se recorda de já ter pago antes por um quilo de farinha a importância de cinco reais e cinquenta centavos, alimento produzido tanto na várzea como no planalto do município, mas que tem desaparecido devido à falta de cultivo da mandioca que deu lugar à soja nas lavouras do planalto santareno, e que é essencial como complemento de uma refeição. Isso acontece na cidade quase nas barbas do gestor municipal, que parece não ter forças e proibir tal assalto no bolso do consumidor. E um detalhe é que ninguém degusta um bom peixe se não tiver a seu lado uma boa farinha.


Trânsito maluco 
É a denominação que pode ser feita ao sistema de trânsito da cidade. Motoristas em geral não conseguem pensar que o pedestre é um ser humano merecendo respeito. Cruzamentos provocam pavor a quem caminha por vias públicas de Santarém. E a secretaria responsável pelo trânsito não está nem aí para os pedestres. Não respeitam sinal de alerta e atravessam com velocidade acima do permitido. Os guardas que deveriam orientar os motoristas, ficam batendo papo quase debaixo do sinal, em total desrespeito às leis que disciplinam o tráfego, ou de trânsito se assim preferem.

Descaso total na saúde 
Nem mesmo esparadrapo e mercúrio cromo para fazer um simples curativo está disponível no Hospital Municipal de Santarém. Alie-se tal problema ao da indisponibilidade de assentos aos usuários daquela casa de saúde, e ver-se-á que o problema é sério. 
Já está na hora dos vereadores chamar alguém para a responsabilidade. Do contrário a situação vai piorar.

Degradação na Amazônia
De agosto de 2012 a fevereiro deste ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) registrou um aumento de 26,8% no número de alertas de degradação ambiental na Floresta Amazônica, em razão de incêndios, retirada seletiva de árvores ou de corte raso. A medição foi feita com base no sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que funciona a partir de imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os Estados do Mato Grosso e Pará lideraram o ranking, concentrando cerca de 70% do total desses alertas.
Só no Pará foram apreendidos 22 mil metros cúbicos de madeira em fevereiro, 50% mais que no ano passado. Desse montante, 16 mil metros cúbicos de toras foram apreendidos nas regiões de Anapu e Aruará.

A passos de cágado
O trecho da BR – 163, entre Rurópolis e Santarém, quando chove, ninguém passa se não contar com a solidariedade de caminhoneiros experientes com esses problemas nas estradas brasileiras. A reportagem da revista AGORA esteve na penúltima semana de março em Rurópolis e passou quase oito horas na estrada para chegar a Santarém, quando a viagem normalmente dura no máximo três horas. E aproveitou para colher fotos desse trecho. As pontes já estão há quase dois anos abandonadas sem a conclusão do serviço. O BEC? Nem sinal!!!

Impunidade chegando ao fim? 
Infelizmente ainda não podemos afirmar isso, porque a violência crescente sempre deixa suas raízes aliada a omissão do Estado. Mas para provar que existem trabalhadores da segurança publica que mostram serviço, foi presa, no dia primeiro de abril, uma quadrilha que praticava assaltos na cidade, com ramificações em Manaus. Vão-se alguns anéis, mas, os dedos larápios com certeza vão ficar e logo, logo outras quadrilhas surgirão merecendo mais atenção do estado sobre esse assunto, que deixa à mercê da impunidade toda a região oeste do Pará. Cresce o progresso e suas consequências são estas: violência crescente e insegurança publica, denotando impunidade. 

Xaropada na UFOPA
Fios à mostra, sala sem tomadas, laboratórios sem equipamentos, promessas da reitoria não cumpridas até hoje, e muitos outros problemas, levaram os alunos a fazerem um protesto contra o que eles chamam de descaso da direção da UFOPA em Santarém, com reflexos negativos no andamento dos cursos oferecidos. Os terrenos que foram comprados a preços milionários pela instituição de ensino estão abandonados sendo criatórios de dengue, prejudicando a população ao redor. E o reitor, Seixas Lourenço, que deveria resolver estas questões dizem que passa mais tempo em Brasília, onde mora, do que aqui em Santarém onde deveria trabalhar. E quando está aqui mora num hotel de luxo, com hospedagens e despesas pagas pela UFOPA. 
Uma matéria completa sobre os destinos da educação na região oferecidos por esta instituição de ensino superior está sendo preparada pela revista AGORA, para breve.

Entre as "Mulheres em Destaque 2013". 
Foi na USINA 265 no em Belém, com um elegante coquetel jantar, a premiação “Mulheres De Destaque 2013" A 1ª Dama do Município de Vitoria do Xingu/PA JOSEILDA AMARAL foi premiada pelo trabalho realizado com a população vitoriense ao lado de 21 mulheres homenageadas. As homenageadas receberam um diploma e um troféu confeccionado pelo conceituado Artista Plástico Lassance Maya. O objetivo da premiação é valorizar as mulheres que trabalham e realizam ações de relevância no Estado do Pará. A presidente do conselho Dra. advogada Lucy Goareby Mourão disse que o evento se realiza há 12 anos e é uma promoção do Conselho de Eventos do Estado do Pará, juntamente com os organizadores e diretores da Revista Fama Ernesto Dias e Betto Queiroz.

Ótima saída para o crime! 

Se quando havia iluminação pública os ladrões já agiam levando pânico à população, faça ideia nos atuais dias com a sede do município entregue a completa escuridão. Só mesmo o gestor municipal afirma desconhecer tal problema. A empresa concessionária para garantir iluminação pública, a Celpa, sai pela tangente garantindo estar tudo dentro do planejamento estabelecido de comum acordo com a gestão municipal, que atualmente é um desastre em toda a cidade. E para alguns moradores, o PT já está dando saudade.
JAZ UMA PRAÇA

Um importantes logradouro da cidade vem servindo para encontros de usuários de drogas: a Praça Tiradentes, onde infelizmente rola de tudo. A presença em massa de viciados em maconha, cocaína e outras drogas são consumidas sem que haja qualquer tipo de coibição. Os usuários sempre chegam depois das 18 horas e lá permanecem até que o novo dia amanheça. Na praça São Sebastião a sujeira existente rivaliza com ação de “marmanjos” utilizando os brinquedos infantis. O governo municipal está se lixando para o problema que é seríssimo. Maconha, cocaína e seus derivados nada mais são do que o caminho para a morte. Este também parece ser o destino do governo Von, que já tá na boca do povo como a mais “perigosa droga atuando em Santarém”. Acorda Alexandre!

Um comentário:

  1. Xarope, vc ainda vai ouvir muita coisa da dupla Nilson Pinto / Valdomarcio.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.