segunda-feira, 27 de maio de 2013

XAROPADA DO DIA E “A CASA DO POVO”...


Muito provavelmente você já deve ter se perguntado sobre o que leva uma pessoa desejar ser um politico. Se formos perguntar, a resposta obviamente seria legislar pelos interesses da coletividade, mas o entendimento da maioria é de que o poder e o dinheiro sãos fatores preponderantes para entrar na vida publica.

É possível dizer sem risco de errar que entre os cargos públicos mais concorridos está o de vereador. Pois apesar de ser o menor cargo na hierarquia politica é um dos mais vantajosos. E não é nada difícil saber por quê. A imensa classe trabalhadora recebe um salário mínimo que atualmente está em R$678, 00, além de que tem que trabalhar 44 horas semanais ou 176 horas mensais. Enquanto que um parlamentar participa, normalmente, de três sessões ordinárias que duram, cada uma, três horas em média, o que resulta em nove horas semanais de trabalho ou 36 horas por mês. E se for sessão extra, por exemplo, pra votar algum projeto de interesse do poder executivo, cada vereador recebe um determinado valor por aquele dia propositadamente ocorrido fora das sessões ordinárias comuns, de acordo também com a “importância” e urgência do assunto.
O salário de um vereador em Santarém corresponde a sete mil e duzentos reais, e todos os meses recebe cerca de seis mil reais como “verba de gabinete”, que o vereador banca as despesas com material de expediente e o pessoal lotado em seu gabinete, que são um assessor e três assistentes, que geralmente ganham um salário mínimo cada um. Alguns deles dizem que ainda utilizam a verba para ajudar as pessoas carentes aliviando um pouco da indústria do pede-pede, ou visitar comunidades no interior. Até na legislatura passada cada vereador tinha um celular pago pelo Legislativo.

A Casa do Povo, hoje presidida pelo vereador Henderson Pinto até dezembro de 2012 possuía cerca de 350 funcionários. Dizem que só o ex-presidente Jose Maria Tapajós abrigava na sua aba cerca de 80 vagas. Os outros cargos eram distribuídos entre os membros da Mesa. Da mesma maneira a Casa está funcionando. Com a promessa de renovar o Legislativo, Henderson Pinto demitiu dois e contratou quatro. 
Já o vice-presidente Reginaldo Campos, famoso por pedir contratações e mais contratações, tanto do executivo como do legislativo, deve ter também aumentado o seu efetivo de funcionários a seu comando pagos é claro pela casa do Povo.
O presidente do legislativo santareno que foi um dos vereadores mais votado por ser considerado um “cara gente fina” além de se fazer presentes em todos os eventos ocorridos em Santarém tanto faziam ser eles bons ou ruins, lá estava o Henderson Pinto, que agora, até pra receber a imprensa e conceder uma entrevista em seu gabinete (todos os dias lotados) é necessário esperar pela ordem de chegada. Aquele que atendia pessoalmente seus telefonemas, hoje está constantemente em reunião como dizem seus tantos assessores.
Vale ressaltar que apesar dos quase quatrocentos funcionários que a Câmara Municipal de Santarém possui apenas uns vinte ou menos do que isso, realmente trabalham. E estes estão há mais de dez anos sem nenhum reajuste salarial diferente dos vereadores que podem aumentar seus salários e assim ganhar muito bem para defender os “interesses do povo”, além de receber dezenas de outras vantagens como representantes da população.

É A CASA DO POVO!
Agência de notícias Xarope news

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.