terça-feira, 9 de julho de 2013

Produtores rurais de Monte Alegre querem exclusão de PDS




A Associação de Produtores Rurais Matona Serra Azul- PROMASA, através de seus representantes estiveram hoje reunidos com o Superintendente do INCRA em Santarém, Sr. Luiz Bacelar, para solicitar providencias no sentido da exclusão dos associados da PROMASA da área do Projeto de Desenvolvimento Sustentável – PDS Serra Azul, localizado no município de Monte Alegre.
Segundo informações do presidente da PROMASA o PDS Serra Azul foi criando, em parte, na área já ocupada pacificamente pelos produtores e que


estes não querem fazer parte do referido PDS, “o que nós queremos é a titulação de nossas áreas de maneira individual, reconhecendo nossa posse mansa e pacifica anterior a criação do PDS” disse Antônio Aprígio, presidente da Associação.
Os produtores rurais acompanhados de seu advogado, Dr. Hiroito Tabajara, foram recebidos pelo superintendente do INCRA que explicou como se dar todo o processo para a possível desafetação da área pleiteada pelos produtores, informando que no momento o órgão esta passando por dificuldades orçamentarias e que tão logo estas dificuldades sejam sanadas mandara fazer a devida vistoria nas áreas, deixando claro que não é só neste projeto que existe este tipo de pedido.
“São muitas demandas enfrentadas pelo INCRA e estamos trabalhando incansavelmente para atendê-las, já fizemos muito, porém ainda tem muito a ser feito, mas esperamos poder atender aos anseios daqueles que procuram o órgão. Nesta questão especifica já conversamos com a presidência do INCRA e estamos aguardando do órgão jurídico a elaboração de uma Instrução Normativa para que possamos avançar no sentido de solucionar estes tipos de conflito de uma maneira rápida e segura”, explicou o Superintendente do INCRA.
Os produtores rurais se mostraram satisfeitos com a resposta do dirigente do INCRA, que nas palavras dos agricultores foi muito educado e explicou a real situação sem se omitir de dar sua opinião e a realidade enfrentada pelo órgão. A reunião foi mais uma etapa do processo uma vez que já foi protocolado junto ao INCRA o pedido formal de exclusão dos associados da PROMASA, contando com formulário onde é identificado cada associado e suas posses.
Por último o Advogado dos produtores rurais, Dr. Hiroito Tabajara, informou que a PROMASA não é contra o PDS e que a área pretendida e ocupada por seus associados é uma parcela muito pequena diante da imensidão do PDS Serra Azul, não afetando a sua implantação caso o pedido da PROMASA seja atendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.