sábado, 19 de outubro de 2013

XAROPADA – Belo Monte despreza Itaituba, e usa cimento do Estado do Tocantins

Luiz Sadeck denuncia Consórcio que compra cimento do Tocantins

A denúncia foi feita pelo ex-vereador Luiz Fernando Peninha Sadeck, que descobriu um grande golpe contra a economia da região Oeste do Pará. A construção da barragem de Belo Monte e Altamira, no Pará, está sendo feita com cimento fabricado pelo Grupo Votorantin, da cidade Xambioá, no estado de Tocantins.
Esta semana recebemos mais informações sobre o fornecimento de cimento pelo Grupo Votorantin e descobrimos que o principal motivo de o cimento vir de mais longe, haja vista que a fábrica de Xambioá é mais distante da obra do que a fábrica do Grupo João Santos em Itaituba (Pará), é o fato de o preço da tonelada de cimento da Xambioá ser mais acessível que o preço de Itaituba.

O preço da tonelada do cimento a granel oferecido pelo Grupo Votorantin foi muito abaixo do preço de mercado, e por isto a fábrica de cimento CAIMA não está fornecendo a matéria prima para a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Segundo uma fonte da Caima, o preço mínimo pela tonelada a granel de cimento a ser vendido pela empresa é de R$ 473,80, isto entregando na fábrica; enquanto que o grupo Votorantin vai entregar no pé da obra muito mais barato.
Algo estranho, já que é mais distante do que a Caima (ITACIMPASA) em Itaituba. Outro fator, é que este cimento não virá apenas de Xambioá, no Tocantins, mas de outras fábricas espalhadas pelo Brasil, inclusive do Nordeste, distante mais de 1.000 quilômetros da barragem.
O cimento usado na obra será a granel. Com isto, Tocantins vai ganhar o ICMS e agora temos que ver se os outros estados de onde também vem cimento não vão ser beneficiados com os impostos. A verdade que o estado do Pará mais uma vez vai ficar cheirando o dedo e vendo outros estados ganharem dentro de nosso terreno, como acontece com o Maranhão que recebe as benesses da Usina de Carajás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.