domingo, 23 de março de 2014

Continuam as buscas ao Bimotor desaparecido nas matas de Jacareacanga

Por Valter Tertulino de Jacareacanga

JACAREACANGA, Contabiliza-se nesta data (23) o quinto dia de buscas ou 120 horas do desaparecimento do voo Comandado por Luiz Feltrim com mais quatro passageiros. Dificuldades operacionais devido péssimas condições meteorológicas  foram a tônica dos trabalhos enfrentados pelas equipes de  busca e salvamento, e fato surpreendente foi a solidariedade do povo deste município, que ora e clama por um resultado positivo de resgate e ainda a voluntariedade de tantos homens entrarem de mato a dentro à procura do local do desastre e socorrer os passageiros.
Inicialmente pensou-se que seria muito fácil  a localização do resgate, já que através da comunicação de Feltrim com o Piloto Dário na hora da tormenta que derrubou o avião, o ultimo contato entre ambos  e com a torre de controle indicava que o avião estaria a 11 milhas de Jacareacanga, cerca de 20 km, e toda essa área se prolongando por  maior superfície ainda foi delimitada, esquadrinhada e vasculhada, por terra água e ar e nada até o momento encontrado. 

Muitas conversas chegam no comando de buscas, informações desencontradas, muitas delas inventadas, que a aeronave foi vista caindo ali, la, acolá, mesmo assim as buscas se concentram nesses locais e os resultados são os mesmos: Nada! Há de ser levado em consideração que com o tempo que manifesta-se nesses dias sempre nublado, com pouca visibilidade muito aguaceiro; tanto para as operações de terra; a pé pela floresta, fluviais  pelo curso do Tapajós e alguns afluentes; e ainda aéreas, essas operações são prejudicadas, concorrendo para que ainda não se tenha achado  o local do sinistro.

O aparato de busca e salvamento parece-nos incrivelmente suficiente; para os trabalhos aéreos existe um aparato de três helicópteros e vários aviões, e ainda foi requisitado junto à Brasilia um avião que fica baseado em Itaituba de prospecção de metais  e similares que faz suas operações a 20 mil pés de altura e estaria em Altamira (?) para avaliação do material coletado em seu trabalho realizado ontem (22) para posterior informação de localização, pelo qual se espera resultado imediato. Existindo também o trabalho importante da Defesa Civil local através de Nonato Silva e Zeca Cavalcante que organizam incursões por terra e água e já teriam coberto grande porção de superfície onde se concentra mais a atenção do Salvaero e que Nonato Silva revela sua desconfiança que  seja por esse espaço terrestre mesmo que esteja o local tão ansiosamente buscado  mas que necessita ser melhor vasculhado. Não se pode omitir o trabalho comandado pelos dirigentes do DSEI-TAPAJÓS, em buscas dos colegas desaparecidos, comandados por Cleidiane  e Damião, que incansáveis, organizam investidas de buscas fornecendo insumos como alimentação e materiais alem de transportes para as equipes volantes de buscas.
Abaixo relacionaremos a evolução dos trabalhos desenvolvidos de busca e salvamento.
Atualizado... 07h05' - Jacareacanga amanhece neste domingo sob forte e torrencial chuvarada, com trovões e prenúncio de um dia improprio, pelo menos com grandes dificuldades para os trabalhos de busca e salvamento. Completamente fechado!
Atualizado... 07h32' - Equipes terrestres mesmo com chuvas  se preparam para iniciar nova incursão nas matas, para a região de São Martim, Igarapé São Pedro e Igarapé do Limão.
Atualizado... 08h34' - Não há movimentação de aviões no aeroporto, é impossível com a chuva que se precipita sobre a região e o tempo nublado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.