sexta-feira, 30 de maio de 2014

Opinião: A COPA DA VERGONHA




fuleco"Mesmo assim, e apesar de tudo, vamos torcer para que o Brasil seja campeão e conquiste o hexa. A Seleção, como disse o Parreira, não tem culpa dos desmandos que aconteceram. Viva o Brasil".
Faltam 15 dias para o inicio da Copa do Mundo. E, sinceramente, não sei se estou equivocado, mas tenho a sensação que algo mudou, uma vez que não estou vendo, como nas Copas anteriores, àquele entusiasmo, àquela animação das pessoas em ornamentar as suas casas e as suas ruas com as cores verde e amarelo. Certamente não é por causa dos preços que, efetivamente, estão elevados em face da inflação. Mas, por que será? O que estaria acontecendo? Esse comportamento seria, por acaso, em consequência das gigantescas passeatas de junho do ano passado? Será que o brasileiro deixou de ser apaixonado pelo futebol e pela sua seleção? Ou será que aquelas grandiosas manifestações que ocorreram, em todas as grandes cidades do Brasil, teria mexido com a cabeça dos jovens e até dos mais velhos, despertando a população para a realidade deste pais, no que concerne aos problemas da saúde, educação, transporte urbano, portos, aeroportos, etc? ou será que o brasileiro está um tanto quanto recolhido, reticente, por causa do evidente risco de o Brasil passar vergonha, diante do mundo, enquanto pais-sede do maior evento futebolístico do planeta?

Considerando esta ultima possibilidade, além de real é justa a revolta do brasileiro, uma vez que o governo teve oito anos para reformar, ampliar e modernizar os aeroportos e não o fez. Não tinha dinheiro para fazê-lo e ficou naquele nhém – nhém – nhém. Nem fazia as obras que se faziam necessárias e nem privatizava os aeroportos, para que os concessionários fizessem. Só depois de muita lenga – lenga é que decidiram privatizá-los pela metade e deu no que deu. A Copa se inicia e todos os aeroportos das cidades-sedes estão em obras, alguns mais avançados e outros mais atrasados, mas todos em obras. É uma vergonha! E não tem essa de a “presidenta” Dilma dizer que os aeroportos não foram feitos para a Copa e sim para o povo brasileiro, quando todos sabem que essas obras são uma exigência da FIFA e que faz parte do contrato para a realização da Copa do Mundo no Brasil. É por isso que o ex-jogador Ronaldo, “o fenômeno”, disse estar envergonhado, como de certo está, também, todo o povo brasileiro, exatamente porque as chamadas “obras da copa” que, além de superfaturadas, não foram executadas a tempo e outras acabadas a toque de caixa, sem os devidos cuidados com a segurança e acabamento.
Na verdade, a falta de responsabilidade e de competência do governo está patente, quando não conclui a tempo os aeroportos das cidades-sedes, bem como as suas vias de acesso. E do mesmo modo estão os estádios, como é o caso de Cuiabá e o de Curitiba, e das vias de acesso aos mesmos; isso sem esquecer da falta de metrôs que facilitariam, em muito, a mobilidade dos torcedores, especialmente os turistas que certamente virão à Copa do Mundo, que, sem duvida, poderia ser a Copa das Copas, por ser realizada no País do futebol e que tem a primazia de ser penta campeão do mundo.
Como se vê, não é por acaso que o povo brasileiro está arredio em relação a Copa. Com certeza está envergonhado pelo fato de o Brasil dar um testemunho público, internacional, de sua incapacidade de realizar grandes eventos, e, por outro lado, revoltado, por ter sido gasto bilhões e bilhões de reais na construção de estádios de futebol, alguns como o de Brasília, Manaus e de Cuiabá que, a rigor, não terão nenhuma utilidade depois da Copa, em vez de construir novos hospitais para suprir a falta de leitos hospitalares, que atenda, na devida proporção, a uma população de mais de 200 milhões de habitantes; além de melhorar a educação, com a construção de novas escolas; melhorar a infraestrutura do transporte urbano nas cidades, com a expansão das linhas de metrôs, trens urbanos, etc.
A presidente Dilma teve oito anos para organizar uma Copa do Mundo, que desse orgulho ao povo brasileiro. Bastava ter feito tudo direitinho. Sem empáfia e sem corrupção, mas com eficiência e responsabilidade, até porque o seu orçamento, segundo notícias, equivale ao orçamento das três últimas Copas somados.
Mesmo assim, e apesar de tudo, vamos torcer para que o Brasil seja campeão e conquiste o hexa. A Seleção, como disse o Parreira, não tem culpa dos desmandos que aconteceram. Viva o Brasil.
Por Nicias Ribeiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.