quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Oito espécies de peixes entram no período do defeso até março de 2018 na região

Objetivo da proibição é dar tempo para a reprodução dos peixes.Resultado de imagem para defeso g 1 santarém
Para assegurar que o pescado da região se reproduza normalmente durante o ciclo natural, iniciou nesta quarta-feira o período do defeso em Santarém, no oeste do Pará. Ao todo, oito espécies entraram na lista de protegidos de capturas até 15 de março de 2018.
No município, as espécies protegidas são pacu, jatuarana, pirapitinga, aracu, fura-calça, mapará, curimatá e branquinha. Outras três espécies possuem o defeso em período diferenciado. O tambaqui, que está protegido por lei desde o dia 1º de outubro, segue no defeso até 31 de dezembro. A partir desta data as espécies acari e pirarucu entram na lista dos peixes proibidos de captura, seguindo a determinação até 30 de março.
No período, é proibido, além da pesca, a comercialização, transporte e beneficiamento. Para assegurar o cumprimento da determinação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vão intensificar as fiscalizações. As multas variam de R$ 700 a R$ 100 mil dependendo da quantidade de pescado.
Os vendedores da Feira do Pescado estão traçando estratégias para cumprir a lei. “Tem que obedecer senão a gente pega punição, aí o jeito é a gente cuidar dos peixinhos como o charutinho, pescada”, contou o vendedor Alex Silva.
Blog do Xarope com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.