quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Órgãos definem estratégia para retirada de baleia Jubarte de Ipanema

O esquema para a retirada do corpo da baleia jubarte macho encalhado na Praia de Ipanema, na zona sul do Rio, está sendo definido por equipes do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb), com o apoio do Corpo de Bombeiros. 
O presidente do Inea, Marcus Lima, o comandante de área marítima do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Coutinho, e o diretor de limpeza urbana da Comlurb, Eduardo Vieira, se reuniram próximo ao local onde está a carcaça da baleia para discutir como o serviço será realizado.
A baleia jubarte foi encontrada pela manhã por frequentadores da praia, que avisaram aos bombeiros por volta das 8h. Segundo o biólogo, o animal, considerado adulto, tem 14 metros e pesa cerca de 20 toneladas, está em processo avançado de decomposição. “Significa que o animal já morreu há algum tempo, pelo menos há mais de uma semana. Não dá para verificar muita coisa com relação a causa da morte com este estágio avançado de decomposição, mesmo assim a gente realizou coletas de pequenas amostras para levar ao laboratório e fazer análises com relação a concentração de contaminantes para ter um indício e um perfil de porque este animal tem no organismo dele”, informou.
A ideia é transportar a baleia até a pista da Avenida Vieira Souto, com a utilização de retroescavadeiras, e lá fazer o içamento por meio de guindaste para o caminhão que levará ao Aterro Sanitário de Seropédica, na Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.