segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Polícia Civil e Militar fazem operação “PATRULHÃO” no combate a prostituição infantil em Rurópolis

A operação foi comandada Major Márcio Abud e do delegado Ariosnaldo Vital Filho. 
As Polícias Civil e Militar deflagraram, na madrugada do último final de semana, mais um “PATRULHÃO” para fiscalizar bares, casas noturnas, dançarás, hospedarias e hotéis com intuito de combater a prostituição infantil e a presença de adolescentes desacompanhados dos pais e em situação de risco, em Rurópolis, sudoeste paraense. 

Alguns estabelecimentos foram fechados por falta de alvarás de funcionamento. 
Os proprietários foram notificados e somente poderão voltar a funcionar após os responsáveis apresentarem os documentos regularizados.
A ação policial foi realizada na zona urbana da cidade, onde, previamente, alguns bairros foram mapeados, em razão dos índices de criminalidade denunciados, também, a diligência se estendeu até alguns pontos da zona rural do município como travessões e vicinais, situados ao longo da rodovia BR 163 e BR 230, a Transamazônica, sob supervisão do Major Márcio Abud e do delegado Ariosnaldo Vital Filho. 
A operação contou com atuação ativa de policiais militares da 17ª CIPM, sob o comando do 2º Tenente Scalabrin, GTO de Itaituba e do Investigador Antônio Lira. A operação se constitui de vistoria dos estabelecimentos pelos policiais civis que recolheram alvarás de funcionamento com datas vencidas além de prevenir crimes na cidade como porte ilegal de arma, tráfico de entorpecentes, corrupção de menores, poluição sonora, roubos e furtos.
A operação policial foi considerada satisfatória e alcançou o seu objetivo, pois com atuação preventiva, até a manhã de hoje, não houve nenhum registro de fatos relevantes envolvendo crimes contra a pessoa ou ao patrimônio alheio. 
Segundo o delegado de polícia civil, Dr., Ariosnaldo da Silva Vital Filho vários patrulhões e operações integradas entre policiais civis e militares, sob o comando do Major Márcio Abud, foram deflagradas ao longo do ano trazendo resultados satisfatórios uma vez que houve uma diminuição considerável de roubos e furtos na cidade, bem como caíram os índices de crimes contra a vida no município. Também, somente neste segundo semestre foram contabilizadas 37 prisões, nelas inserindo as prisões em flagrantes e cumprimento de prisões preventivas. O delegado também contabilizou um crescente número quanto a localização e recaptura de pessoas foragidas, a mais recente ocorreu no Estado do Mato-Grosso quando foi preso por policiais militares daquele Estado deram cumprimento a Ordem de Prisão de um suspeito de crime de homicídio ocorrido na cidade de Rurópolis em outubro do ano passado. A Polícia Civil de Rurópolis também informou que há apenas dois registros de homicídios neste segundo semestre, com autoria definida e respectiva prisão de seus autores, que se encontram presos à disposição da justiça. Quanto aos crimes de estupros de vulneráveis foram devidamente investigados e muitos de seus autores já se encontram presos, contudo, há outros em segredo de Justiça. Houve uma forte repressão ao porte e posse ilegal de arma de fogo com as devidas prisões em flagrantes dos autores e apreensões dos objetos a quando das buscas. Também, houve uma forte repressão aos crimes de violência doméstica, sendo que muitos de seus autores foram presos em flagrante delito, geralmente, por crime de ameaça e hoje e para suas vítimas foram deferidas em seu favor medidas protetivas que devem ser observadas por seus agressores sob pena de ser quebrado qualquer benefício.
Outros trabalhos policiais também foram realizados como lavratura de TCOs para apresentações pela polícia militar de autores que cometeram crimes de menor potencial ofensivo, além de procedimentos para apurar ato infracional de adolescentes, observando os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Uma quantidade expressiva de traficantes foram retirados do seio social e entregues a justiça, assim como entorpecentes de vários tipos foram incinerados. 
Para finalizar, o delegado de polícia civil Dr., Ariosnaldo da Silva Vital Filho registra menção honrosa aos trabalhos policiais desenvolvidos por policiais da 17ª CIPM, sob o comando do Major Márcio Abud, bem como aos policiais civis de Rurópolis, em especial, ao Investigador Antônio Lira, Marcos Aldrin, escrivão Ronivaldo e a sua equipe de auxiliares administrativos, cedidos pela Administração Pública local, pois todos de forma integrada, contribuíram sem dúvida para o bom andamento dos trabalhos de Polícia Judiciária neste município, prestando um serviço de qualidade em prol do bem comum no combate a criminalidade. Lembrando que a UIPP de Rurópolis fez um ano de funcionamento, mais do que justo fazer esta referência aos trabalhos da polícia civil e militar no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.