terça-feira, 28 de maio de 2019

Moro confirma transferência dos mandantes de massacre no AM para presídios federais

55 detentos foram encontrados mortos entre domingo e segunda; governo federal declarou intervenção nos presídios do estado.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse nesta terça-feira (28) que o governo federal vai oferecer vagas em presídios federais para mandantes de massacres em presídios de Manaus. Todos já foram identificados. Conflitos em quatro unidades deixaram 55 detentos mortos entre o domingo (26) e a segunda-feira (27).
Na segunda, o governador do Amazonas, Wilson Lima, confirmou que pediu à Brasília a transferência de presos para unidades de segurança máxima. O número de responsáveis pelo massacre não foi divulgado.
O Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) afirma que as mortes foram motivadas por um racha entre presos que integravam o mesmo grupo criminoso e que atua no tráfico de drogas no estado.
"As forças de segurança fizeram uma revista nas unidades prisionais. A recontagem dos presos separou aqueles detentos que estavam ameaçados de morte, que eram pelo menos uns 200. E já identificaram os mandantes desses crimes. Já pedi para o Governo Federal que eles sejam encaminhados para presídios de segurança máxima", afirmou o governador Wilson Lima.
Além de fazer a transferência de presos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviará uma Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para atuar dentro das unidades prisionais. Há mais de dois anos, homens da Força Nacional atuam nos entornos dos presídios. A medida foi tomada logo após o massacre de mais de 60 presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.