quinta-feira, 30 de maio de 2019

Secretário de Segurança Pública do AM ajudou facção que domina presídios, diz Polícia Federal

Secretário de Segurança Pública do AM ajudou facção que domina presídios, diz Polícia Federal - Crédito: Reprodução/Secretaria de segurança Pública do Amazonas
Uma reportagem exclusiva, divulgada pela da Folha de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (30), mostra que o secretário de Segurança Pública do Amazonas, o coronel da PM Louismar Bonates, negociou com o líder da Família do Norte (FDN), identificado como Zé Roberto, o amplo poder da facção criminosa no estado. A investigada realizada pela Polícia Federal, aponta que a negociação teria ocorrido em 2015.
O acordo com o chefe serviria como moeda de troca, pela “paz nas cadeias”. Em contrapartida, a Secretaria de Administração Penitenciária isolou os presos do Primeiro Comando da Capital (PCC), para garantir que a organização não tivesse força nos presídios do Amazonas. A investigação foi acompanhada pelo Ministério Público Federal.
Batizada de La Muralla, a investigação reconstrói, a partir de mensagens, um encontro entre Bonates, entâo secretário de Administração Penitenciária e José Roberto Barbosa, o Zé Roberto da Compensa, que está em um presídio federal.
A reuniäo ocorreu na biblioteca do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), epicentro das duas matanças. Foram contabilizados 122 mortos nos dois massacres (2017 e 2019). O secretário nega as acusações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.