segunda-feira, 6 de abril de 2020

Jovens adventistas fazem doação para reforçar estoque do hemocentro de Santarém

Hemopa precisa de doações de sangue para abastecer unidades de saúde  — Foto: Fundação HemopaUnidade atende demanda de 20 municípios do oeste do Pará. Atendimentos estão sendo feitos por agendamento.
Mesmo em tempos de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus, o Hemocentro Regional de Santarém não pode parar suas atividades. E para poder atender a demanda de hospitais de 20 municípios do oeste do Pará, a unidade está recebendo doadores com agendamento. Nesta segunda-feira (5), o Hemocentro recebeu um grupo de jovens doadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A campanha “Vida por Vidas”, da Igreja Adventista do Sétimo Dia já é tradicional e todos os anos garante um reforço no estoque técnico de sangue no Hemocentro Regional.
Os jovens da Igreja que foram fazer a doação nesta segunda, foram acolhidos logo na chegada do Hemocentro e acomodados na recepção mantendo a distância, como é recomendado pelos órgãos de saúde.
“Nós adotamos todas as medidas necessárias para evitar o contágio por coronavírus, seguindo as orientações da OMS e do Ministério da Saúde. Estamos fazendo o agendamento dos doadores para evitar aglomerações na unidade. O importante é que as pessoas se previnam, mas não deixem de doar”, disse a assistente social do Hemocentro, Telma Suane.
Para os voluntários, esse é um período para ser realmente solidário e ajudar a salvar vidas. Cada bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro pessoas. É o caso de Larissa Ponte que é doadora desde 2012.
“Já perdi as contas de quantas doações já fiz. É um procedimento rápido e seguro, e que ajuda muitas pessoas. Além disso, faz um bem enorme a quem doa por saber que esse sangue vai ajudar a salvar outras vidas”, disse Larissa.
Do sangue são extraídos hemocomponentes que são produtos gerados um a um nos serviços de hemoterapia, a partir do sangue total, por meio de processos físicos (centrifugação e congelamento), que incluem concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.