terça-feira, 6 de abril de 2021

Secretário municipal de esporte e lazer é multado por aglomeração e não uso de máscara durante triatlo em Alter do Chão


Uma equipe de fiscalização da Divisão de Vigilância Sanitária aplicou multa no valor de R$ 87,00 ao secretário municipal de Esporte e Lazer, Ezequiel Aquino de Azevedo, por descumprimento de medidas de biossegurança durante a presença dele no local do 2º Desafio Zéfiro de Triatlo, que provocou aglomeração, no último domingo, em Alter do Chão, distrito de Santarém, no oeste do Pará.
De acordo com o auto de infração, o titular da SENJEL participou de atividade que gerou aglomeração e não utilizou máscara de proteção facial no local onde houve partida e chegada das atividades de corrida, ciclismo e natação, providas por um grupo denominado Zéfiro, cuja coordenação é de responsabilidade de Alexandre Rizzi, que também é juiz da Comarca de Santarém.
De acordo com a Vigilância Sanitária, houve descumprimento da Lei Municipal 21.198, de 1º. de março de 2021 e desrespeito aos protocolos condicionados para a realização do triatlo, relacionados à prevenção à Covid-19, como o não uso de máscara.
O secretário de Esportes e Lazer foi quem recebeu o pedido de autorização à Prefeitura de Santarém para a realização do evento, no dia 3 de março de 2021, formulado pelo grupo Zéfiro. Ele prestigiou o evento e até posou para fotografia ao lado do juiz Alexandre Rizzi, após o término do triatlo.
Alexandre Rizzi

Ezequiel tem cinco dias para impugnar o auto de infração. Enquanto durar o recurso administrativo, o pagamento da multa, com vencimento para o dia 5 de maio, fica suspenso.
Em nota à imprensa, a Prefeitura de Santarém informou que a Vigilância instaurou procedimento para “apurar as possíveis violações aos protocolos de biossegurança do evento de competição de esporte individual denominado 2º Desafio Zéfiro, realizado em Alter do Chão."
Segundo a nota, “o evento deveria seguir exigências de biossegurança e sanitárias às quais os organizadores se comprometeram a cumprir. Diante dos fatos ocorridos, a Vigilância Sanitária está analisando as imagens de alguns pontos da competição que podem ter ferido o cumprimento dos protocolos. Os organizadores do evento também serão chamados para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e podem ser penalizados caso tenham descumprido os protocolos de segurança."

Em nota enviada ao site UOL, Alexandre Rizzi, defendeu o evento:
“Os Zéfiros são um grupo de amigos que acreditam no esporte individual amador. Para nós esporte é sinônimo de Saúde. Incentivamos a prática esportiva regular e somos contra a todo tipo de sedentarismo. O primeiro salva o segundo mata!!! Quanto ao evento de domingo, ressaltamos que não se tratava de uma competição e sim de um desafio, tanto que não houve pódio ou premiação. Seguimos todas as recomendações das autoridades, inclusive com largada setorizada, medição de temperatura e oxímetria dos atletas, distribuição de máscaras, etc. Durante o percurso de 70km famílias saíram de suas casas para apoiar os atletas, mas isso nos espaços públicos. Ressaltamos que conforme os atletas acabavam o desafio recebiam suas medalhas de participação e eram dispersados. Destacamos, finamente, que todos os pontos de distribuição de água foram devidamente limpos ainda no domingo à tarde. Sendo assim, continuaremos a praticar esporte individual e a incentivar as pessoas a fazê-lo, pois até que se prove o contrário essa é a melhor maneira de se fortalecer o corpo e o espírito, visando prevenir e/ou combater inúmeras doenças, inclusive a covid.

Ao site UOL, o juiz não respondeu questionamentos sobre imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais, que mostram aglomeração de pessoas sem máscara, enquanto a nota afirma que todos os protocolos sanitários foram cumpridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.