sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Imprensa internacional repercute maior desmatamento na Amazônia em 15 anos


A imprensa internacional destacou os dados oficiais do Brasil de que a Amazônia teve o maior desmatamento desde 2006 e que os dados são de antes da COP26, a Cúpula do Clima da ONU.
Foram desmatados 13.235 km² de floresta entre agosto de 2020 e julho de 2021, segundo números do governo federal divulgados na quinta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os dados que apontam uma alta de 22% no desmatamento entre 2020 e 2021 são de 27 de outubro, de antes do início da COP26 (a Cúpula do Clima da ONU), mas só foram revelados após o evento.

Veja abaixo a repercussão internacional:

BBC (Reino Unido)



Imprensa internacional repercute maior desmatamento na Amazônia em 15 anos — Foto: Reprodução/bbc.com

A rede de televisão britânica BBC destaca na notícia sobre o desmatamento na Amazônia que o Brasil foi um dos países "que prometeram acabar e reverter o desmatamento até 2030 durante a cúpula do clima" (a COP26).

A BBC destaca também que a Amazônia "abriga cerca de três milhões de espécies de plantas e animais e um milhão de indígenas" e "é um estoque de carbono vital que diminui o ritmo do aquecimento global".

'The Guardian' (Reino Unido)




Imprensa internacional repercute maior desmatamento na Amazônia em 15 anos — Foto: Reprodução/theguardian.com

O jornal britânico "The Guardian" diz que o relatório anual do próprio governo brasileiro "mina as garantias do presidente Jair Bolsonaro de que o país está restringindo a extração ilegal de madeira".

O jornal destaca que a área desmatada na Amazônia é "quase 17 vezes o tamanho da cidade de Nova York", e que "a destruição vem apesar dos esforços de Bolsonaro para mostrar que seu governo leva a sério a proteção da Amazônia".

'The Washington Post' (EUA)



Imprensa internacional repercute maior desmatamento na Amazônia em 15 anos — Foto: Reprodução/washingtonpost.com

A rede de televisão Al Jazeera destaca que o maior desmatamento na Amazônia em 15 anos foram divulgados "depois que o governo brasileiro se comprometeu, na COP26, a acabar com o desmatamento ilegal até 2028".

O texto diz também que a alta de 22% no desmatamento "mina as garantias do presidente Jair Bolsonaro de que o país está reduzindo a extração ilegal de madeira" e também destaca que a área de floresta derrubada é "quase 17 vezes o tamanho da cidade de Nova York".

'El País' (Espanha)



Imprensa internacional repercute maior desmatamento na Amazônia em 15 anos — Foto: Reprodução/elpais.com

O jornal espanhol "El País" diz que a política adotada pelo governo Bolsonaro consiste em enfraquecer a vigilância na floresta, substituindo ambientalistas por militares nos órgãos encarregados da proteção do meio ambiente e lembra a promessa do presidente brasileiro de não demarcar terras indígenas.

"O Brasil passou de aluno exemplar a vilão ambiental em poucos anos", diz o texto. "O governo Bolsonaro insiste em proclamar que não vai tolerar atividades ilegais na Amazônia, mas basta ir até lá para ser testemunha da velocidade em que avança o desmatamento, a ocupação de terras para a criação de gado e as invasões de mineiros em reservas indígenas".

fonte: G1MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.