quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Senado Federal coloca em pauta projeto do plebiscito para criação do Estado do Tapajós


Fruto de articulação do vereador Aguinaldo Promissória (União Brasil), em Brasília, no Distrito Federal, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM/AP), anunciou nesta quarta-feira (10), que vai colocar em pauta, no próximo dia 17 de novembro, o projeto do plebiscito para a criação do Estado do Tapajós. A notícia movimentou o meio político do Estado do Pará. O novo projeto do plebiscito foi levado ao conhecimento dos parlamentares, através do senador Plínio Valério (PSDB), do Amazonas, que articulou a votação na CCJ. No mês passado, Aguinaldo Promissória reuniu com o senador Plínio e outras lideranças políticas, em Brasília, para que o projeto fosse colocado em pauta.

ENTENDA SOBRE O PROJETO

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 508/2019, que convoca o plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós, tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (CCJ, e tem à frente o presidente do ICPET, Jean Leitão.
Em 2019, foi aberta uma nova consulta pública no site do Senado. De acordo com a apuração, 4.605 mil votos foram favoráveis a criação do Estado. Já 903 votos foram contra.
O projeto destaca que ao todo, o Estado do Tapajós terá a composição de 23 municípios, com a promissora capital, Santarém.



fonte: portalsantarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.