Ação cumpre mandados e apura fraudes em contratos públicos de obras e serviços que teriam causado prejuízo milionário aos cofres do município
A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Rêmora, com o objetivo de desarticular um esquema de desvio de recursos públicos em Oeiras do Pará, município localizado na região nordeste do estado.
Segundo as investigações, o grupo envolvido teria desviado cerca de R$ 3 milhões de licitações destinadas a obras e serviços públicos municipais.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências de servidores públicos, empresas contratadas pela prefeitura e em prédios ligados à administração municipal.
Agentes recolheram documentos, computadores, celulares e mídias eletrônicas que podem comprovar a existência do esquema criminoso.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo utilizava empresas de fachada para vencer processos licitatórios e justificar o recebimento de valores superfaturados.
Os contratos, em sua maioria, envolviam serviços de infraestrutura e manutenção urbana. Parte do dinheiro era posteriormente lavado por meio de transferências bancárias e contratos simulados.
O nome da operação, “Rêmora”, faz alusão ao peixe que vive grudado em outros para se alimentar — uma metáfora ao modo como os investigados se beneficiavam de contratos públicos em prejuízo da população.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, e lavagem de dinheiro.
A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento e que novas fases da operação podem ser deflagradas nos próximos dias, com possíveis prisões preventivas e bloqueio de bens.
Fonte : Por Redação Blog do Xarope , Victor Palheta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.