quarta-feira, 8 de maio de 2013

Xingu e a paz aparente das suas águas hoje de manhã

"Na frente da cidade, a tranquilidade de um grande rio de pouca profundidade e cheio de ilhas. Não longe daqui está a Volta Grande do Xingu". Três fotos e três momentos em Altamira neste dia 7 de maio: o Rio Xingu, na frente da cidade, dá a impressão de paz e de sossego. Longe daqui, a 70 quilômetros, os donos originários destas águas e terras, genericamente chamados de índios, não deixam ninguém entrar no canteiro de Belo Monte. 
Um juiz afastou jornalistas e advogados. A cidade abriga reunião de prefeitos, secretários e outras autoridades. Em outro local, sindicalistas discutem as implicações ambientais da Amazônia na vida dos trabalhadores. Os voos chegam lotados. Gente de Brasília chamada pelos índios em busca de diálogo.
 Na Av. Tancredo Neves, coração comercial de Altamira, cada um se vira a seu modo no trânsito tão caótico quando na maioria das cidades brasileiras.
No Hotel Amazon Xingu sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores encontram-se para discutir trabalho e meio ambiente, com a solidariedade da maior central sindical dos Estados Unidos.
Assim têm sido os dias da Princesa do Xingu, signo do que se passa na Amazônia inteira. A luta do trabalho contra o capital na sua pior forma: a selvageria! A luta de poucos que se preocupam com a sobrevivência natural e humana contra os muitos que se esforçam em destruir as esperanças. 
Fotos e texto Fotos: Manuel Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.