terça-feira, 27 de agosto de 2013

Meningite assusta município do Marajó, e governo Jatene continua despecando

Meningite assusta município do Marajó (Foto: Mauro Veloso/Divulgação) 














A população de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, está assustada com a internação de três pacientes com suspeita de meningite nas últimas duas semanas – sendo que um deles, Jhonata Willian, já teve diagnóstico confirmado, e um óbito por causas ainda não esclarecidas. Jhonata Willian foi transferido para o Hospital Universitário Barros Barreto, em Belém. Ele é aluno da Escola Estadual de Ensino Médio João XXIII, que está com aulas suspensas por uma semana desde ontem, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para higienização.. Ainda assim, o clima na cidade é de apreensão.
Segundo o radialista Zomar Borges, que mora no município e tem um filho matriculado na João XXIII, faltam confirmações por parte das autoridades sobre o que está de fato ocorrendo, e com isso a boataria corre solta. “Duas semanas atrás, na Escola Municipal Magalhães Barata, as aulas também foram suspensas porque surgiram dois casos de meningite por lá, sendo que uma pessoa morreu, uma moça, que também foi internada no Barros Barreto. Mas isso ninguém nos confirmou, não existe laudo, ninguém da Secretaria Municipal de Saúde deu algum esclarecimento. Sabemos o que os professores e diretores nos falam”, explica.
Ele conta que a suspensão das aulas foi decidida em reunião com a direção e também a notificação à Seduc para que ninguém seja penalizado pelos dias não trabalhados. 

A Secretaria confirmou ao DIÁRIO que está dando apoio à Secretaria de Saúde do município e que o calendário de aulas será ajustado para o cumprimento de todos os dias letivos previstos em lei.
De acordo com o blog Marajó Notícias, mantido por Flávio Costa, é relatado que a vítima fatal da doença seria a jovem Maria Corrêa, e que a morte teria ocorrido no dia 19, em Belém, no Hospital Barros Barreto– segundo Zomar, ela era estudante da Escola Magalhães Barata. Nem a Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista ou sua Secretaria Municipal de Saúde conseguiram ser contatadas pela reportagem. 
A assessoria do Barros Barreto informou que por questão de sigilo não poderia divulgar as causas das mortes. Mas hoje o hospital poderá esclarecer melhor os casos. Mas confirmou que Jhonata está desde o dia 23 internado, “já saiu do isolamento e seu quadro é estável, com prognóstico de alta nos próximos dias”., 
A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), informou, por meio de nota que “para avaliar a situação no local, na manhã desta segunda-feira, 26, foi feita uma reunião técnica com representantes da Secretaria de Saúde de São Sebastião da Boa Vista e técnicos se deslocaram para o município.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.