sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Ordens de prisão contra Dirceu, Genoino, Delúbio e outros 9 condenados são expedidas Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/ordens-de-prisao-contra-dirceu-genoino-delubio-outros-9-condenados-sao-expedidas-10791887#ixzz2kks98B9i © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

De braço erguido, José Genoino se apresenta à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo Foto: Eliaria Andrade / Agência O GloboEles começam a se apresentar às superintendências da Polícia Federal      
BRASÍLIA e SÃO PAULO – O deputado federal José Genoino (PT-SP) foi o primeiro condenado no processo do mensalão a se apresentar à Polícia Federal (PF). Ao todo, foram 12 ordens de prisão expedidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Além do deputado, outros cinco condenados já se apresentaram. A PF confirmou que recebeu os pedidos e afirmou, pelo Twitter, que “está realizando diligências para o cumprimento dos mandados de prisão ainda hoje” e que o transporte dos presos para Brasília, em avião da PF, deve ocorrer ainda neste fim de semana.
Além de Genoino, nessa primeira leva de mandados de prisão estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu; o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares; o operador do esquema Marcos Valério; a dona do Banco Rural Kátia Rabello; o ex-deputado federal Bispo Rodrigues; Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ex-sócios de Valério; Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Valério; o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas; o ex-deputado Romeu Queiroz (PTB-MG); e ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.
Genoino deixou sua casa no Butantã, em São Paulo, levantando o braço em sinal de força. Sua filha chorava muito.
Em seguida, o deputado entrou no carro do advogado e seguiu rumo à Superintendência da PF. Ao longo do caminho, repetia o sinal de força para os fotógrafos que acompanharam o carro no trajeto. Na sede da PF, correligionários esperavam Genoino. A mulher do parlamentar está na superintendência. Mais cedo, Genoino distribuiu nota à imprensa em que diz que é inocente e que se considera um preso político.
Dirceu está em sua casa em Vinhedo e seguirá para São Paulo para se apresentar na Superintendência da Polícia Federal. Em documento intitulado "Carta Aberta ao Povo Brasileiro", divulgado minutos depois de ter seu mandado de prisão expedido pelo Supremo, o ex-ministro reiterou sua inocência, disse ser vítima de uma condenação injusta e que, assim como José Genoino, se considera "um preso político de uma democracia sob pressão das elites".
Operador do esquema, Marcos Valério deixou sua fazenda em Caetanópolis para se apresentar à PF em Belo Horizonte. Ao todo, quatro condenados já se apresentaram na capital mineira: a ex-diretora financeira da agência de publicidade de Marcos Valério, Simone Vasconcelos, o ex-deputado federal do PTB Romeu Queiroz, Cristiano Paz, ex-sócio de Valério, e a ex-dona do Banco Rural Katia Rabello. Em Brasília, o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas, também se apresentou. Ele é o único dos condenados que tiveram o mandado de prisão expedido hoje que se apresenta na capital federal. Ele estava no banco do passageiro do carro que o levou à superintendência da PF.
Por meio de nota, a direção do PT classificou de "casuísmo jurídico" a decisão do Supremo de executar imediatamente as penas dos condenados no julgamento do mensalão. Segundo o partido, a decisão foi tomada antes de os embargos infringentes terem sido julgados. A expedição dos mandados repercutiu entre os parlamentares, que se dividem quanto às prisões dos condenados no processo do mensalão.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), filho de José Dirceu, postou no Twitter: "O Brasil já viveu isto na ditadura. Hoje, ditadura das mídias e das condenações sem provas. Genoino: sou preso político", escreveu ele.
Em meio a toda movimentação sobre as prisões, Delúbio Soares disse que PT continuará sendo o partido mais querido da história do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.