quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Promotor tenta aplicar lei da mordaça contra jornalista em Altamira

Promotor Edmilson Leray
Ultimamente o poder e o direito de preservação da liberdade de expressão e das garantias constitucionais da atividade jornalística no Brasil vem sendo colocado em duvida, principalmente por parte de alguns que se consideram o dono da lei.
O promotor tem usado de seu cargo de promotor para tentar calar os profissionais da imprensa, usando os modos da ditadura, e esquecendo o direito que cabe a nós.
“A intimidação a jornalistas é temerário no Estado democrático de direito, tendo em vista a necessidade de preservação da liberdade de expressão e das garantias constitucionais da atividade jornalística”, diz trecho da Nota de Repúdio divulgada nesta terça-feira, (20) pela Associação dos Profissionais de Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu (ASPIATX) em solidariedade a jornalista Karina Pinto e condenando a atitude do Promotor de Justiça do Estado do Pará, Edmilson Leray, ao que considera uma tentativa “de calar a imprensa” e de “intimidar” o direito de opinião.
NOTA: Para entender melhor, em 2010, a repórter divulgou representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em desfavor ao Promotor que entrou com ação judicial contra a profissional. O que se sabe é que esse é o segundo jornalista de Altamira a ser processado pelo Promotor Leray no exercício da profissão, na tentativa de constranger jornalistas no seu dever de livremente informar a sociedade em uma tentativa espúria de usar o Poder Judiciário contra a imprensa e privar o cidadão do direito de ser informado.
Entendo que jornalistas não são mais importantes que “fulano ou beltrano”, no entanto, o uso de mecanismos que impeçam o livre exercício da profissão tem especificidades que precisam ser levadas em conta como o acesso à informação, e sem o jornalista as pessoas não terão acesso à informação, se o cidadão não tem acesso à informação, não há democracia, pois tão importante quanto o compromisso do profissional da imprensa com a aproximação da verdade é o exercício de sua liberdade, onde a democracia não pode conviver com qualquer tipo de retaliação ao jornalista. Mas para que o cidadão tenha a imprensa livre, o jornalista precisa exercer a liberdade que é um dever e não um direito.
O impedimento do trabalho jornalístico representa uma afronta tanto à Constituição brasileira de 1988, quanto à Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), que preveem a todo cidadão o direito à liberdade de opinião e expressão, além do livre acesso à informação de interesse público. Por isso, me solidarizo a colega jornalista, reafirmo o direito à crítica responsável, entendo que figuras públicas não devem estar imunes a elas e lamento que um direito tão fundamental seja questionado. Abaixo, a nota na íntegra da ASPIATX.

2 comentários:

  1. Um absurdo, um profissional denominado PROMOTOR DE JUSTIÇA, cometer uma barbeiragem dessa querendo calar a boca de outrem.Bem verdade que a PETRALHADA ja instituiu uma ditadura em nosso País, querendo tambem até dirigir o STJ. Essa nova desse promotor beira a comicidade para não dizer à tragedia, e uma pergunta urge por resposta: - Como um Promotor de Justiça que deve ser nutrido de grande saber juridico, ousa calar na marra uma pessoa? Por favor Excelencia....!

    ResponderExcluir
  2. Um absurdo, um profissional denominado PROMOTOR DE JUSTIÇA, cometer uma barbeiragem dessa querendo calar a boca de outrem.Bem verdade que a PETRALHADA ja instituiu uma ditadura em nosso País, querendo tambem até dirigir o STJ. Essa nova desse promotor beira a comicidade para não dizer à tragedia, e uma pergunta urge por resposta: - Como um Promotor de Justiça que deve ser nutrido de grande saber juridico, ousa calar na marra uma pessoa? Por favor Excelencia....!

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.