sábado, 30 de janeiro de 2016

Em SANTARÉM: Jogo entre Pantera e Tapajós abre o quarto Estadual mais antigo do Brasil

Equipe do Remo, bicampeã na temporada de 1915Quando a bola rolar hoje, a partir das 17 horas (horário de Belém) no novo gramado do Colosso do Tapajós, em Santarém, que está uma maravilha, mais parecendo um tapete verde, se estará dando início ao 104° Campeonato Paraense de Futebol, que terá significado todo especial, é bom que se diga, pois o time que levantar a taça, será eternizado como “o Campeão do Quarto Centenário de Belém”. Tapajós x São Raimundo dão partida a mais um Parazão, certame estadual que é o quarto mais antigo do Brasil, pois antes e pela ordem, os três primeiros foram São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

O primeiro Campeonato Paraense foi disputado na temporada de 1908 e o União Esportiva foi o vencedor, ficando de posse de um belo troféu, denominado Taça Estado do Pará, ao superar o time do Sport Club, na data de 21 de março de 1909. Os jogos eram disputados no “ground” da Praça Floriano Peixoto, no bairro de São Braz. Detalhe: Só quatro agremiações disputaram o primeiro certame paraense: União Esportiva, Belém Foot-Ball Club, Sport Foot-Ball Team e Sporting Foot-Ball Club.
Em 1909 não houve disputa e no ano seguinte, 1910 o União Esportiva voltou a conquistar o certame. Em 1911 e em 1912, o torneio paraense não foi disputado, mas em 1913 engatou de vez e o Remo, que havia sido fundado em 1905, para as disputas náuticas, formou uma boa equipe de futebol e sagrou-se pela primeira vez campeão paraense, ressaltando-se que o grêmio azulino não se defrontou com o Paysandu, que só seria fundado em 1914.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.